Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Biociências > Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

publicado 12/11/2018 19h05, última modificação 25/10/2019 10h50
Áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPG-BC)

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Compostos Bioativos e Saúde

Compreende linhas de pesquisa das áreas de ciências básicas e aplicadas que buscam elucidar mecanismos fisiopatológicos, visando encontrar novos compostos bioativos ou novas funções para substâncias conhecidas. A busca por novas substâncias ou funções bioativas tem como objetivo final o potencial tratamento para diferentes patologias e a promoção da saúde. Além disso, esta área também concentra estudos de revisão sistemática em saúde.

LINHAS DE PESQUISA:

• Fisiopatologia da dor e dos distúrbios do sistema nervoso central: Esta linha de pesquisa reúne projetos que investigam a fisiopatologia de enfermidades do sistema nervoso central (SNC), mais especificamente a dor crônica e distúrbios tais como Doença de Parkinson, epilepsia, transtornos de aprendizagem e memória, depressão e ansiedade. Destaca-se que os projetos incluídos nesta linha de pesquisa utilizam substâncias sintéticas ou naturais (derivadas de plantas medicinais) para pesquisar alternativas terapêuticas às patologias citadas. Além disso, esta linha de pesquisa busca encontrar correlações entre a dor crônica e esses distúrbios do SNC.
  • Prospecção de compostos biologicamente ativos: Esta linha de pesquisa reúne projetos que buscam substâncias que possam ter algum interesse biológico voltado à saúde. Projetos envolvendo a biotoxinologia, a toxicologia geral e processos bioquímicos alterados por substâncias bioativas ou em doenças crônicas, como doenças vasculares ou proliferativas, são o tema central desta linha de pesquisa.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Mecanismos Biológicos

Esta área de concentração possui linhas de pesquisa que buscam elucidar mecanismos biológicos e suas funções em sua amplitude. Compreende linhas de pesquisa que abordam mecanismos biológicos da fisiologia e do desenvolvimento embrionário, mecanismos envolvidos em processos de genética e de evolução e mecanismos de micro-organismos que podem ser utilizados para estudos em relação à saúde humana ou ambiental.

LINHAS DE PESQUISA:

• Biotecnologia molecular e celular de procariotos e eucariotos: Esta linha reúne projetos que investigam potenciais biotecnológicos de organismos, tais como fungos e bactérias, com o objetivo de desenvolver produtos ou serviços que possam promover, por exemplo, a biorremediação de ambientes impactados por poluição, produção de surfactantes ou antimicrobianos para a aplicação humana.
  • Genética, mutações e terapias gênicas: Esta linha de pesquisa reúne projetos desenvolvidos por pesquisadores com uma formação básica em genética, mas interessados em distintos desdobramentos dessa ciência. Seus projetos envolvem desde genotoxicidade ambiental, biodiversidade genética, bem como estudos de genética humana, como mutações gênicas e cromossomais em humanos e terapia gênica e células-tronco mesenquimais.
  • Mecanismos de fisiologia e do desenvolvimento: Esta linha de pesquisa reúne projetos que investigam temas inerentes à Fisiologia Geral, Fisiologia do Metabolismo e da Biologia do Desenvolvimento. Temas como o metabolismo de biomoléculas, tais como lipídeos, proteínas, bioenergética e imunometabolismo, e efeitos de moléculas e compostos bioativos sobre o desenvolvimento embrionário estão entre os interesses centrais nesta linha de investigação.