Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Biociências > Laboratórios
conteúdo

Laboratórios

publicado 10/08/2020 16h12, última modificação 03/11/2023 10h54
Laboratórios do PPG-BC (Programa de Pós-Graduação em Biociências)

Laboratórios de pesquisa da UNILA

 

Laboratórios do PPG-BC (Programa de Pós-Graduação em Biociências)

 

Laboratório de Bases Genéticas dos Tumores da Tiroide

-Dr. Rodrigo Pinheiro Araldi
UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Morfologia, prédio de Pesquisa II
Pesquisas visando compreender os mecanismos moleculares que regulam a transição epitélio-mesênquima, buscando identificar marcadores moleculares que possam ser empegados como alvos biotecnológicos para o desenvolvimento de métodos diagnósticos baseados em biópsias liquidas ou imunoterápicos.

 

Laboratório de Biologia Molecular

-Dra. María Elisa Peichoto;
-Dr. Flávio Luiz Tavares.
INMeT (Instituto Nacional de Medicina Tropical), de Puerto Iguazu, Misiones, Argentina
Pesquisas sobre bioquímica de proteínas, com ênfase em hemostasia e toxinas animais.

 

Laboratório de Biologia Molecular

-Dr. Cristian Antonio Rojas (coordenador);
-Dr. Luiz Henrique Garcia Pereira (vice-coordenador);
-Dr. Samuel Henrique Kamphorst.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas
Pesquisas na área da biotecnologia que envolve diversos princípios e técnicas que permitem analisar o material genético dos organismos, a partir de processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e a regulação destes processos. O desenvolvimento da biologia molecular permitiu diversas aplicações, como o diagnóstico de doenças genéticas e patologias, o melhoramento genético animal e vegetal, e a genética forense.

<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/laboratorio-de-biologia-molecular-lbm>

 

Laboratório de Bioquímica e Microbiologia

-Dra. Rafaella Costa Bonugli Santos (coordenadora);
-Dr. Kelvinson Fernandes Viana (vice-coordenador);
-Dr. Michel Rodrigo Zambrano Passarini;
-Dr. Cristian Antonio Rojas;
-Dr. Samuel Henrique Kamphorst.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio Ginásio, sala G-009
Pesquisas para análises bioquímicas, especialmente proteínas e enzimas e análises microbiológicas como cultivo de bactérias e fungos.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/a>

 

Laboratório de Biotecnologia Ambiental

-Dr. Michel Rodrigo Zambrano Passarini (coordenador);
-Dra. Rafaella Costa Bonugli Santos (vice-coordenadora);
-Dr. Kelvinson Fernandes Viana.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio Ginásio, sala G-011
Pesquisa e experimentos na área de processos biotecnológicos, como produção de compostos (enzimas, vitaminas e outros) em bioreatores, análises de purificação e quantificaçao de produtos biotecnológicos, experimentos de biodegradação e biorremediação e análises na área de parasitologia. Pesquisa que procuram prevenir ou resolver problemas envolvendo a contaminação ambiental, uma área que abrange a utilização e aplicação de diversas técnicas biológicas visando a promoção do meio ambiente. Entre elas: biomarcadores, bioenergia, biorremediação e biotransformação.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/laboratorio-de-biotecnologia-ambiental-labbioamb>

 

Laboratório de Biotecnologia aplicada à Saúde

-Dr. Pablo Henrique Nunes (coordenador);
-Dr. Jorge Luis Maria Ruiz (vice-coordenador);
-Dr. Rodrigo Pinheiro Araldi;
-Dr. Cristian Antonio Rojas;
-Dr. Samuel Henrique Kamphorst;
-Dr. Weber Beringui Feitosa.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio Ginásio, sala G-004-2
Pesquisas de cultura de células animais e biotecnologia vegetal. Na área da saúde que a biotecnologia encontra algumas de suas aplicações mais benéficas e abrangentes. Por meio da engenharia genética, também conhecida como tecnologia do DNA recombinante, medicamentos dependem diretamente do desenvolvimento e da atuação de organismos geneticamente modificados.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/laboratorio-de-biotecnologia-aplicada-a-saude-lbas>

 

Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica (LCP)

-Dr. Francisney Pinto do Nascimento (coordenador);
-Dra. Fabiana Aidar Fermino (vice-coordenadora);
-Dr. Fabrício Alano Pamplona;
-Dr. Felipe Beijamini;
-Dr. Seidel Guerra López.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio dos Laboratórios, sala L-015
Pesquisas clínicas na área de neurociências, farmacologia, imunopatologia e hematologia. Pesquisas com o intuito de descobrir novos fármacos para o tratamento de desordens neurológicas e de ferramentas para o estudo do funcionamento do Sistema Nervoso. Alguns exemplos: Depressão, Esquizofrenia, Mania, Autismo, Parkinson e Alzheimer. Além disso, um dos principais focos é a formação de pessoal qualificado nas áreas de neurociências, toxinologia e inovação.

 

Laboratório de Ciências Médicas

-Dra. Maria Leandra Terencio (coordenadora);
-Dr. Jean Franciesco Vettorazzi (vice-coordenador);
-Dra. Maria Cláudia Gross
-Dr. Carlos Henrique Schneider;
-Dr. Thiago Luis de Andrade Barbosa.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio dos Laboratórios, sala L-017
Pesquisas clínicas na área de genética, bioquímica, metabolismo, toxicologia molecular e  farmacologia. Análise e processamento das amostras dos exames de RT-qPCR para a Covid-19, validação dos testes de casos suspeitos, registro diário ao Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde do Estado do Paraná (CIEVS) sobre os dados de realização dos exames. Montado em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), passou a integrar o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), pela habilitação concedida em 29 de abril de 2020 pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), por atendimento às normas do Decreto Estadual nº. 04.261/2020.

 

Laboratório de Coronavírus

-Dr. Felipe Beijamini (coordenador)
UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), campus Realeza, SUHVU (Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária)
Análise e processamento das amostras dos exames de RT-qPCR para a Covid-19, validação dos testes de casos suspeitos, registro diário ao Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde do Estado do Paraná (CIEVS) sobre os dados de realização dos exames. Montado em parceria com Prefeitura Municipal de Realeza, Rotary Club e apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), passou a integrar o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), pela habilitação concedida em 20 de julho de 2020, pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), por atendimento às normas do Decreto Estadual nº. 04.261/2020.

 

Laboratório de Cromatografia

-Dra. Marcela Boroski (coordenadora);
-Dra. Aline Theodoro Toci (vice-coordenadora).
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas, LEAM (Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques)
Análise de amostras por Cromatografia, processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução (mistura homogênea de duas ou mais substâncias). Esse processo fundamenta-se no fato das substâncias presentes na mistura terem diferentes propriedades e composições, assim, a interação delas com as duas fases imiscíveis (fase estacionária e fase móvel) será diferente também. Ou seja, a velocidade com que uma migra será maior e de outra, será menor. Atua em várias áreas de atribuição do controle, como na determinação da porcentagem do princípio ativo, na quantificação das impurezas de um produto, na determinação da composição ou formulação de um produto, e também no estudo de estabilidade e degradação de um produto. Desta forma, o controle de qualidade se beneficia ao usar uma técnica que permite obter resultados em curto espaço de tempo (em geral, 1 a 20 minutos) e com alta precisão e exatidão.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/laboratorio-de-cromatografia-e-preparo-de-amostras-da-unila>

 

Laboratório de Ecologia do Sono e Transtornos Relacionados

-Dr. Felipe Beijamini (coordenador)
UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), campus Realeza
Pesquisas sobre cronobiologia e como os fatores biológicos, ambientais e socioculturais influenciam o sono e a vigília subsequente.

 

Laboratório de Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR)

-Dra. Aline Theorodo Toci (coordenadora);
-Dra. Márcia Regina Becker (vice-coordenadora).
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas, LEAM (Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques)
Caracterização de amostras sólidas empregando espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Técnica funcional que identifica e/ou investiga composições químicas em uma amostra ou composto em ambos os níveis, atômicos e moleculares e explora um processo matemático denominado transformada de Fourier. É utilizado para estudar desde impressões digitais contaminadas, detectar falsificação, substâncias ilícitas até caracterizar materiais explosivos. A utilização da transformada de Fourier garante a otimização das funções da espectrometria, permitindo maior sensibilidade e velocidade de análise, maior precisão na medição, melhor relação sinal/ruído, além de apresentar maior facilidade e agilidade na aquisição dos dados da amostra.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/laboratorio-de-ftir-lftir>

 

Laboratório de Estudos Interdisciplinares do Meio Ambiente e de Alimentos (LEIMAA)

-Dra. Aline Theodoro Toci (coordenadora);
-Dra. Marcela Boroski (vice-coordenadora);
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas, LEAM (Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques)
Pesquisas sobre componentes orgânicos em matrizes de alimentos e de relevância ambiental empregando métodos cromatográficos e espectroscópicos; bioeletroquímica; composição química e qualidade do café; dinâmica e presença de micropoluentes de relevância ambiental; frações da matéria orgânica presentes no solo e nos corpos d'água em região de intensa atividade agrícola no sul do Brasil; investigação dos parâmetros químicos e biológicos que influenciam a produção e qualidade do biogás; modelagem e simulação de processos da indústria de alimentos e de polimerização; energias renováveis através do uso da biomassa; quimiometria; tratamento de resíduos mediante processos avançados de oxidação e métodos avançados.

 

Laboratório de Fisiologia e Biologia do Desenvolvimento (FISIO-DEVO)

-Dra. Danúbia Frasson Furtado (coordenadora);
-Dr. Gleisson Alisson Pereira de Brito (vice-coordenador).
-Dra. Carla Vermeulen Carvalho Grade;
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio Ginásio, sala G-010
Pesquisas e experimentos na área de Fisiologia Animal, Farmacologia, Biologia do Desenvolvimento e Embriologia.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/laboratorio-de-fisiologia-e-biologia-do-desenvolvimento-lab-fisiodevo>

 

Laboratório de Limnologia

-Dr. Cleto Kaveski Peres (coordenador);
-Dr. Luiz Henrique Garcia Pereira (vice-coordenador);
-Dra. Aline Theodoro Toci.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas, LEAM (Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques)
Pesquisas de questões ecológicas referentes ao funcionamento de corpos d’águas continentais, lênticos ou lóticos; contribuir para o entendimento da estrutura e dinâmica das comunidades biológicas; e realizar estudos limnológicos aplicados e de questões ecológicas atuais; monitoramento de ecossistemas aquáticos; análises abióticas e de comunidades biológicas aquáticas; estudo de padrões temporais e espaciais; avaliação de impactos, qualidade e estado ecológico de corpos hídricos; e estudos limnológicos experimentais in situ, em laboratório e aplicados aos múltiplos usos da água. Pesquisas de ambientes aquáticos continentais. Agrega equipamentos para amostragem de dados abióticos e bióticos de uso em campo, bem como equipamentos de análise de qualidade da água e de organismos.

 

Laboratório de Métodos Ópticos de Análise

-Dra. Marcela Boroski (coordenadora);
-Dra. Aline Theodoro Toci (vice-coordenadora);
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas, LEAM (Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques)
Análises com Espectrofotômetro UV VIS.

 

Laboratório de Microscopia

-Dr. Pablo Henrique Nunes (coordenador);
-Dr. Jorge Luis Maria Ruiz (vice-coordenador);
-Dr. Cristian Antonio Rojas;
-Dr. Samuel Henrique Kamphorst;
-Dr. Weber Beringui Feitosa.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio Ginásio, sala G-004-1
Laboratório multiusuário.

 

Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV)

-Dr. Rodrigo Leonardo de Oliveira Basso (coordenador);
-Dr. Pablo Henrique Nunes (vice-coordenador);
-Dra. Aline Theodoro Toci.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas, LEAM (Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques)
Pesquisas na área de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise por sonda de Raios X (EDX/EDS) em diferentes materiais, incluindo amostras biológicas, cuja tecnologia permite a obtenção de informações estruturais e químicas de amostras diversas, como a de avaliar a microestrutura de materiais e correlacioná-las a propriedades e defeitos. Apesar da complexidade dos mecanismos para a obtenção da imagem, o resultado é uma imagem de muito fácil interpretação. Diante desse potencial, o MEV tornou-se um instrumento imprescindível nas mais diversas áreas: Eletrônica, Geologia, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciências da Vida e outras, visto a sua interdisciplinaridade.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/laboratorio-de-microscopia-eletronica-de-varredura-lmev>

 

Laboratório de Tecnologia de Desenvolvimento de Vacinas

-Dr. Kelvinson Fernandes Viana (coordenador);
-Dra. Rafaella Costa Bonugli Santos (vice-coordenadora).
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio Ginásio, sala G-008
Pesquisas e prestação de serviços de análises clínicas nas áreas de leishmaniose visceral humana e HIV, além de pesquisas clínicas direcionadas para a saúde animal e única. Recebe materiais biológicos de hospitais e clínicas de Foz do Iguaçu em auxílio médico no fechamento de diferentes diagnósticos de doenças infecto-parasitárias.

 

Sala de preparo

-Dra. Rafaella Costa Bonugli Santos (coordenadora);
-Dr. Kelvinson Fernandes Viana (vice-coordenador);
-Dr. Michel Rodrigo Zambrano Passarini;
-Dr. Cristian Antonio Rojas;
-Dr. Jorge Luis Maria Ruiz;
-Dr. Pablo Henrique Nunes;
-Dra. Carla Vermeulen Carvalho Grade;
-Dra. Danúbia Frasson Furtado;
-Dr. Gleisson Alisson Pereira de Brito;
-Dr. Samuel Henrique Kamphorst;
-Dr. Weber Beringui Feitosa.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus Jardim Universitário, prédio Ginásio, sala G-008
Apoio aos demais laboratórios.
<https://portal.unila.edu.br/sact/laboratorios-de-pesquisa/sala-de-preparo-labprep>

 

Sala de preparo

-Dra. Aline Theodoro Toci (coordenadora);
-Dra. Marcela Boroski (vice-coordenadora);
-Dr. Cristian Antonio Rojas;
-Dr. Pablo Henrique Nunes.
UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), campus PTI, prédio das Águas, LEAM (Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques)
Apoio aos demais laboratórios.