Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Observatórios
conteúdo

Observatórios

publicado 27/11/2025 15h13, última modificação 27/11/2025 15h14

OBSERVATÓRIOS TEMÁTICOS DO IMEA

Observatório Indígena na América Latina (OBIAL)

Criado em 2017, o Observatório Indígena na América Latina (OBIAL) dedica-se à produção e sistematização de conhecimentos interdisciplinares e interepistêmicos sobre os povos indígenas da região. O OBIAL ocupa-se da análise crítica de temas centrais para as populações indígenas, com ênfase na promoção dos direitos territoriais, na incidência em políticas públicas e na valorização dos saberes tradicionais.

Entre suas principais ações, destacam-se o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, a elaboração de materiais de referência para subsidiar políticas públicas, e a promoção de atividades formativas em diálogo com lideranças, comunidades e organizações indígenas. O observatório conta com uma ampla rede de pesquisadoras(es), instituições acadêmicas, organizações indígenas e indigenistas de diversos países latino-americanos, que colaboram de forma voluntária e solidária.

Seus objetivos incluem: (i) desenvolver pesquisas historiográficas, etnológicas, etnoambientais, linguísticas, jurídicas e em outros campos do saber, em articulação com as populações indígenas da América Latina; (ii) acompanhar e monitorar o acesso dos povos indígenas às políticas públicas nos âmbitos local, nacional e internacional; (iii) criar e aperfeiçoar mecanismos de monitoramento dos direitos indígenas estabelecidos nas legislações nacionais e nos instrumentos jurídicos internacionais; (iv) favorecer a expressão e a sistematização dos direitos próprios dos povos indígenas, com base no princípio da jusdiversidade.

Coordenador: professor Dr. Clovis Antonio Brighenti (UNILA).

 

Observatório de Democracias (ODEM)

Criado em 2017, o Observatório de Democracias (ODEM) tem como foco o monitoramento e a análise dos processos democráticos na América Latina e Caribe, abordando temas como direitos humanos, justiça social, participação popular e institucionalidade democrática. 

O ODEM visa a compreender os desafios contemporâneos enfrentados pelas democracias da região, promovendo debates críticos e contribuindo para a construção de alternativas democráticas inclusivas, além de prover dados sistematizados e atualizados e análises consistentes sobre democracia e observação eleitoral no MERCOSUL, permitindo que os cidadãos e os decisores dos países do bloco disponham de informações qualificadas para adotar decisões relacionadas às políticas públicas ligadas à democracia.

Coordenador: professor Dr. Lucas Ribeiro Mesquita (UNILA).

 

Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe (OGD)

Criado em 2018, o Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe (OGD) constitui-se como um espaço institucional de articulação, pesquisa, ensino e extensão voltado à promoção da equidade de gênero e à valorização da diversidade sociocultural na região latino-americana e caribenha.

O Observatório atua no fortalecimento de redes colaborativas entre pesquisadoras(es), coletivos temáticos, grupos de trabalho, organizações da sociedade civil e entidades governamentais e não governamentais, com o objetivo de fomentar políticas públicas e ações institucionais que enfrentem as desigualdades de gênero e promovam a inclusão em sua diversidade interseccional — incluindo dimensões étnico-raciais, territoriais, sexuais e geracionais.

Entre suas ações, destaca-se o monitoramento sistemático da violência de gênero na Região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A partir dos dados e análises produzidos, o OGD contribui para o fortalecimento de iniciativas locais, comunitárias e universitárias comprometidas com o enfrentamento à violência de gênero e com a construção de ambientes seguros, equitativos e respeitosos à diversidade.

Coordenadora: professora Dra. Cleusa Gomes (UNILA). 

 

Observatório de Agriculturas Familiares Latino-Americanas (AFLA)

Criado em 2018, o Observatório das Agriculturas Familiares Latino-Americanas (AFLA), em regime de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visa a promover ações e projetos conjuntos para analisar as trajetórias e transformações nas dinâmicas socioeconômicas dos diferentes grupos de agricultores familiares da América Latina. 

Além de políticas públicas, as linhas de ação desse observatório envolvem temáticas como as reconfigurações dos mercados agroalimentares, as novas estratégias territoriais de desenvolvimento rural, as dinâmicas socioculturais e identitárias no mundo rural e a ação política dos movimentos sociais agrários. 

Coordenadores: professora Dra. Silvia Aparecida Zimmerman (UNILA) e professor Dr. Valdemar João Wesz Junior (UNILA).

 

Observatório Social (OBS)

Criado em 2017, o Observatório Social (OBS) compromete-se com o monitoramento e a análise de indicadores e aspectos sociais da Região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, além de produzir relatórios, estatísticas e boletins.

Coordenadora: professora Dra. Maria Geusina da Silva (UNILA).