Cátedra Edison Carneiro: História Afro-Latino-Americana
A Cátedra Edison Carneiro: História Afro-Latino-Americana visa criar uma rede de pesquisadores e um centro de referência internacional aos interessados em desenvolver e compartilhar investigações sobre a presença africana na América Latina. A Cátedra terá como fundador o historiador Luiz Felipe de Alencastro e será realizada na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, nos dias 16 e 17 de outubro de 2014.
O fundador – Luiz Felipe de Alencastro
Professor emérito da Universidade de Paris-Sorbonne e professor titular da Escola de Economia de São Paulo, FGV. No ano 2000, publicou o livro "O Trato dos Viventes", que analisa a constituição da complementaridade entre o Brasil e a África Centro-Ocidental, nos séculos XVI e XVII.
O patrono – Edison Carneiro (1912-1972)
Etnólogo, folclorista e historiador precursor dos estudos sobre cultura afro-brasileira. Nascido na cidade de Salvador, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia, viveu, a partir de 1939, no Rio de Janeiro. Dentre suas obras, destacam-se "O quilombo dos Palmares" e "Candomblés da Bahia".
Coordenador:
Professor Dr. Rodrigo Bonciani
Coordenador do curso de História - América Latina
Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH)
rodrigo.bonciani@unila.edu.br
Profa. Dra. Vanicléia Silva Santos (UFMG)