Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Apoio a Pesquisadores e Grupos

publicado 09/12/2020 15h28, última modificação 18/01/2023 14h44
Instituto Mercosul de Estudos Avançados | IMEA

banner-apoio-pesquisas.png

O Programa de apoio aos Pesquisadores e aos Grupos de Pesquisas e de Estudos interdisciplinares ou transdisciplinares é um dos Programas Institucionais do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. No âmbito do programa, os grupos de pesquisa são aqueles formados por equipes multidisciplinar de pesquisadores da UNILA e de outras universidades, brasileiras ou estrangeiras, atuantes nas áreas e temas de interesse da UNILA.

Os pesquisadores individuais, que também poderão ser apoiados pelo Programa, podem ser mestrandos e doutorandos, de programas de pós-graduação da UNILA e de outras Universidades, brasileiras ou estrangeiras, ou pós-doutorandos de outras Universidades, que possuam vínculo com um supervisor local, ou ainda pesquisadores seniores, doutores, de diferentes universidades, aposentados ou não. Já os Grupos de Estudo são aqueles formados por pesquisadores e estudiosos com interesse em autores, obras e/ou temas latino-americanos, com a participação necessária de membros da UNILA, podendo haver participação de pesquisadores de outras Universidades.

OBJETIVOS

O Programa visa o auxílio administrativo, material e financeiro aos pesquisadores, com o objetivo de possibilitar maior ganho de qualidade em seus trabalhos, durante o desenvolvimento de seus projetos de pesquisas individuais ou em grupos, para realização de pesquisas e estudos interdisciplinares ou transdisciplinares, formados pela integração entre diferentes pesquisadores para estudos temáticos.

No apoio aos Grupos de Pesquisa, torna-se desejável que contemplem temas, objetos e problemas que possibilitem a interação entre diferentes áreas do conhecimento, bem como justificar como o progresso do grupo e o desenvolvimento científico serão mais bem alcançados por meio da cooperação multidisciplinar. Enquanto que os Grupos de Estudos têm como propósito promover a integração entre pesquisadores de diferentes disciplinas, áreas e subáreas do conhecimento científico; estudos de temas, problemas, assuntos e autores, ampliando os conhecimentos temáticos na UNILA; a promoção do conhecimento de obras fundamentais à formação plena dos pesquisadores da América Latina e do Caribe e estimular o surgimento de novos grupos de estudos, de pesquisa e de programas de pós-graduação na UNILA.

O apoio às pesquisas avançadas, individuais ou coletivas, também tem por finalidade:

1. racionalizar esforços, criando condições para realização de estudos e pesquisas entre diferentes áreas do conhecimento científico, promovendo economia ou potencializando uso de recursos materiais, financeiros e humanos;
  2. potencializar resultados na produção científica interdisciplinar e/ou transdisciplinar;
  3. avançar no desenvolvimento teórico, epistemológico, e na constituição de novas metodologias da pesquisa científica;
  4. contribuir para o avanço das fronteiras do estado da arte do conhecimento sobre o continente latino-americano e caribenho.

PÚBLICO-ALVO

Poderão propor projetos de pesquisa os seguintes pesquisadores: o pesquisador com título de doutor, servidor efetivo da UNILA; o pesquisador doutor colaborador ou visitante; o pesquisador doutor de outras instituições superiores de ensino e pesquisa, desde que a produção e disseminação do conhecimento reverta-se em ações que possam contribuir com o crescimento institucional da UNILA no âmbito do IMEA; o pesquisador sênior, cuja produção de conhecimento tenha convergência com os objetivos institucionais da UNILA.

TIPOS DE PROJETOS

Projetos de pesquisa, com plano de trabalho contendo justificativa das áreas envolvidas e suas formas de interação e cooperação, dentre outros detalhamentos de suas atividades como equipe, cronograma, produtos, cronograma físico-financeiro. Cada projeto terá duas etapas de análise: documental e de mérito científico, sendo que a análise deverá ser realizada por comissão específica e/ou consultoria ad hoc, conforme previsão em edital.

FORMAS DE FINANCIAMENTO

O Programa de apoio aos Pesquisadores, Grupos de Pesquisas e de Estudos poderá ser financiado com orçamento próprio do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA, aprovado pelo Conselho Universitário - CONSUN. O Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA, poderá ainda promover a captação de recursos financeiros adicionais, por meio de: financiamento de instituições de fomento regionais, nacionais ou internacionais, convênios com universidades e/ou entidades, doações e/ou subvenções.

Projetos de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento