publicado 17/01/2020 17h15, última modificação 06/03/2024 11h46

PRIMEIRO CICLO DE PALESTRAS

1º Ciclo de Palestras 2023 (Alessandra Bussador)

1º Ciclo de Palestras 2023 (Jefferson Ferrari)

1º Ciclo de Palestras 2023 (Carina)1º Ciclo de Palestras 2023_(Carina)

1º Ciclo de Palestras 2023 (Nathalie)

1º Ciclo de Palestras 2023A

1º Ciclo de Palestras 2023B

III Seminário PPGIES - 20 a 23 de setembro de 2022

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ENERGIA & SUSTENTABILIDADE | Gratuito para estudantes de Graduação

A necessidade de busca por soluções harmoniosas entre as pessoas e natureza, tem seu início nas conferências mundiais de Estocolmo, Rio 92, Rio+10 e Rio+20, onde os governantes discutiram sobre formas de desenvolvimento sem prejudicar os recursos naturais. No ano 2015, no debate mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) se estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) onde se estabeleceram metas para alcançar um futuro sustentável e justo para todos até 2030. Desde então o termo sustentabilidade vem sendo amplamente discutido e tornando-se cada vez mais importante.

As pesquisas na área crescem a cada ano, sendo um tema importante no meio acadêmico. Coerente com a necessidade de fomentar as interações entre as diversas entidades que atuam na área, os objetivos do 3º Seminário Internacional do PPGIES - “Desafios e Soluções para um mundo mais Sustentável” são os seguintes:

• Fomentar o intercâmbio de ideias, informações, experiências e soluções atuais na área da sustentabilidade.

• Promover às instituições de pesquisa, universidade, empresa, órgãos governamentais a oportunidade de diálogo aberto e produtivo.

• Conectar os participantes por meio de apresentações e discussões sobre conhecimento cientifico, tecnológico e de inovações na tríplice fronteira e demais países.

• Discutir e fortalecer abordagens e experiências sobre a capacidade e responsabilidade de promover a igualdade de gênero em todos os aspectos.

INSCREVA-SE AQUI

II SEMINÁRIO PPGIES - 24 A 26 DE NOVEMBRO DE 2021

Segundo Seminário Internacional PPGIES

Programação 24 de novembro

Programação 25 de novembro

Programação 26 de novembro

AULA INAUGURAL PPGIES - TURMA 2021 - 21/05/2021

Palestra com Professor Dr. Marcelo Castier - Professor da Universidad Paraguay Aleman

Bolsa - Doutorado Sanduíche.

AULA INAUGURAL PPGIES - TURMA 2019 E 2020 - 14/03/2020

- Slides da aula Inaugural

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE - 02 a 07 de dezembro de 2019

O I Seminário Interdisciplinar em Energia & Sustentabilidade é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia & Sustentabilidade (PPGIES) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).

O Seminário tem missão de fortalecer a rede de colaboração entre as instituições e os Programas de Pós-Graduação atuantes no binômio Energia & Sustentabilidade, de forma a incentivar a Interdisciplinaridade, valorizar e promover a pesquisa interinstitucional para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

SEGUNDA - 02/12/2019

19:00h
Palestra: Produção de hidrogênio por reforma catalítica da biomassa
HELTON JOSÉ ALVES (UFPR)
Docente dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura da Unioeste, e em Bioenergia UFPR.

20:30h
Palestra: Exploring the Properties of Niobium Oxide Films for Electron Transport Layers in Perovskite Solar Cells
CARLOS DE OLIVEIRA GRAEFF (UNESP)
Pesquisador principal do Centro Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP)

TERÇA - 03/12/2019

Aula Magna – Desafios e Perspectivas da Formação Interdisciplinar
ADELAIDE FALJONI ALARIO (UFABC)
Professora Titular de Bioquímica e Biofísica. Membro do Comitê Multidisciplinar de Pós-graduação da Capes.

QUARTA - 04/12/2019

Palestra: Energia Solar Fotovoltaica: Uma Solução Sustentável e Rentável
GIULIANO ARNS RAMPINELLI (UFSC)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade.

20:30h
Palestra: Mudanças estruturantes e as novas perspectivas locais
EDINARDO BORBA DE AGUIAR (PMFI)
Diretor de Desenvolvimento Econômico. Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Paraná –Prefeitura Foz.

QUINTA - 05/12/2019

19:00h
Palestra: Descargas Atmosféricas: Fenômeno, Impacto na Qualidade de Energia e Formas de Proteção. O Programa de Pós-Graduação em Energia da USP
ALEXANDRE PIANTINI (USP)
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia.  Coordenador do Centro de Estudos em Descargas Atmosféricas e Alta Tensão (CENDAT-IEE/USP).
Palestra: Perdas em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica
EDISON CARDOSO ARANHA NETO (IFSC)
Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Energia Elétrica. Professor do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do IFSC.

SEXTA - 06/12/2019

19:00h
Palestra: Energia e Sustentabilidade como Fontes Estratégicas de Geração de Inovações e de Transferências de Tecnologia
CAMILO MENDOZA MOREJON (UNIOESTE)
Professor  dos cursos de Graduação, Pós-Graduação em Engenharia Química.

20:30h
Palestra:Biogás: Transformação de resíduos em energia.
Thiago Olinda Paraguassu Sant'ana
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás - CIBiogás

SÁBADO - 07/12/2019

09:00h
Palestra: Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Distribuídos de Energia.  O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu: Visão e Trabalho.
ALEXANDRE RASI AOKI
Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - UFPR
10:30h
Debate sobre um tema atual com a participação de Pesquisadores de Diversas Centros de Excelência e Pesquisadores da Região da Tríplice Fronteira.
Temática: As Perspectivas e Desafios para a Disseminação e Implantação em Larga Escala do Conceito de Cidades Inteligentes na América Latina.

PALESTRANTES

ALEXANDRE RASI AOKI - UFPR