publicado 17/01/2020 17h15, última modificação 20/03/2020 14h59

Aula Inaugural PPGIES - Turma 2019 e 2020 - 14/03/2020

- Slides da aula Inaugural

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE - 02 a 07 de dezembro de 2019

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

Data: 02/12/2019 a 07/12/2019
Local: Unila - Jardim Universitário

Informações: O I Seminário Interdisciplinar em Energia & Sustentabilidade é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia & Sustentabilidade (PPGIES) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).

O Seminário tem missão de fortalecer a rede de colaboração entre as instituições e os Programas de Pós-Graduação atuantes no binômio Energia & Sustentabilidade, de forma a incentivar a Interdisciplinaridade, valorizar e promover a pesquisa interinstitucional para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
Programação:

SEGUNDA - 02/12/2019

19:00h
Palestra: Produção de hidrogênio por reforma catalítica da biomassa
HELTON JOSÉ ALVES (UFPR)
Docente dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura da Unioeste, e em Bioenergia UFPR.

20:30h
Palestra: Exploring the Properties of Niobium Oxide Films for Electron Transport Layers in Perovskite Solar Cells
CARLOS DE OLIVEIRA GRAEFF (UNESP)
Pesquisador principal do Centro Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP)

TERÇA - 03/12/2019

Aula Magna – Desafios e Perspectivas da Formação Interdisciplinar
ADELAIDE FALJONI ALARIO (UFABC)
Professora Titular de Bioquímica e Biofísica. Membro do Comitê Multidisciplinar de Pós-graduação da Capes.

QUARTA - 04/12/2019

Palestra: Energia Solar Fotovoltaica: Uma Solução Sustentável e Rentável
GIULIANO ARNS RAMPINELLI (UFSC)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade.

20:30h
Palestra: Mudanças estruturantes e as novas perspectivas locais
EDINARDO BORBA DE AGUIAR (PMFI)
Diretor de Desenvolvimento Econômico. Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Paraná –Prefeitura Foz.

QUINTA - 05/12/2019

19:00h
Palestra: Descargas Atmosféricas: Fenômeno, Impacto na Qualidade de Energia e Formas de Proteção. O Programa de Pós-Graduação em Energia da USP
ALEXANDRE PIANTINI (USP)
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia.  Coordenador do Centro de Estudos em Descargas Atmosféricas e Alta Tensão (CENDAT-IEE/USP).
Palestra: Perdas em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica
EDISON CARDOSO ARANHA NETO (IFSC)
Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Energia Elétrica. Professor do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do IFSC.

SEXTA - 06/12/2019

19:00h
Palestra: Energia e Sustentabilidade como Fontes Estratégicas de Geração de Inovações e de Transferências de Tecnologia
CAMILO MENDOZA MOREJON (UNIOESTE)
Professor  dos cursos de Graduação, Pós-Graduação em Engenharia Química.

20:30h
Palestra:Biogás: Transformação de resíduos em energia.
Thiago Olinda Paraguassu Sant'ana
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás - CIBiogás

SÁBADO - 07/12/2019

09:00h
Palestra: Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Distribuídos de Energia.  O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu: Visão e Trabalho.
ALEXANDRE RASI AOKI
Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - UFPR
10:30h
Debate sobre um tema atual com a participação de Pesquisadores de Diversas Centros de Excelência e Pesquisadores da Região da Tríplice Fronteira.
Temática: As Perspectivas e Desafios para a Disseminação e Implantação em Larga Escala do Conceito de Cidades Inteligentes na América Latina.

Palestrantes:
ALEXANDRE RASI AOKI - UFPR