Mídias Sociais
As mídias sociais são, hoje, um dos canais mais eficazes para comunicação com os diversos públicos da UNILA. Isso se dá em função de várias características: instantaneidade, interatividade, possibilidade de simplificar e amenizar a linguagem, possibilidades de feedback, entre outras. Porém, o trabalho em mídias sociais exige atualização constante, monitoramento e planejamento.
Para isso, a SECOM trabalha estratégias específicas para as seguintes mídias:
Facebook: Por meio dele, é possível fazer postagens sem limitações de caracteres. Permite inserir fotos e vídeos e tem diferentes formas de interações com seus públicos. Todos os seus cliques, comentários e postagens ficam registrados na página.
Twitter: Tem caráter de mensagens instantâneas, com a limitação de caracteres. Permite ampla interatividade, fácil veiculação de informações, rapidez e mobilidade.
Instagram: Rede social principalmente visual. A timeline permite postar fotos e vídeos curtos. Não permite a inclusão de links no post. A opção do Insta Stories garante muita agilidade nas postagens e permite publicações mais espontâneas e diretas, já que ficam 24 horas no ar.
Youtube: É o site que permite o armazenamento e divulgação dos programas em vídeo produzidos pela Secretaria, além das campanhas publicitárias. Pode ser acessado a qualquer momento, por toda a comunidade, permitindo acesso ao conteúdo audiovisual em qualquer local com internet.
Flickr: é uma rede de compartilhamento, que possibilita armazenar e divulgar imagens. Na UNILA, as imagens são disponibilizadas aos usuários para visualização e download.
Linkedin: Com o foco voltado para relações profissionais, é uma rede social muito utilizada para divulgação de oportunidades de emprego e aprimoramento de carreiras. O perfil da UNILA tem como objetivo a divulgação de processos seletivos para taes e docentes; divulgação de processos seletivos de pós-graduação; e publicação de matérias relacionadas à pesquisa e extensão.
TikTok: é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. No perfil da UNILA são compartilhados conteúdos adaptados, já existentes no Youtube da UNILA, e enviados pela comunidade acadêmica com temáticas relacionadas a educação e ensino superior.
Além das mídias acima, a UNILA também tem perfil no Spotify e Anchor para divulgação de conteúdos em formato podcast.
Boas práticas
Confira o Guia de boas práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal, que tem como objetivo nortear a atuação das equipes digitais da administração direta e indireta com informações e recomendações para a construção de uma presença digital estruturada, dentro da legislação vigente, além de fornecer orientações sobre como interagir com a população nas diferentes plataformas e canais digitais.
Quanto mais páginas da Universidade melhor?
Sempre que uma área ou setor decide criar uma página ou perfil em rede social, é necessário pensar que elas necessitam de atualização e monitoramento diários. Uma rede sem movimentação contribui para gerar uma imagem negativa da Instituição. É preciso ter cuidado, também, com a apuração da informação. E vale pensar que hoje os alcances orgânicos estão cada mais mais difíceis. Chegar ao público-alvo sem investimento tornou-se um desafio. Assim, somar com as redes oficiais pode garantir um melhor resultado.
As redes sociais permitem que todos sejamos comunicadores?
Sim, as redes trouxeram essa possibilidade, que é bastante positiva. Todos estamos conectados, observando, teclando, dando opiniões. Mas, a situação pede um pouco de cuidado quando se fala de perfis institucionais, afinal, é a UNILA falando. Vários fatores precisam ser considerados nas postagens: linguagem, qualidade da informação, atualização constante, direcionamento adequado para mais informações, por exemplo. Na dúvida, a melhor opção é sempre consultar a SECOM.
Por que alguns conteúdos não são publicados nas redes sociais e, quando são, não são publicados em todas?
Com o excesso de informação circulando pelas redes sociais, surge a necessidade de avaliar em qual rede a informação se encaixa melhor. Por isso, você vai perceber que os conteúdos não são, geralmente, replicados em todas as redes. E quando são, não estão no mesmo formato. Existe a adaptação de conteúdo, linguagem e exibição, conforme o formato e objetivo de cada rede, bem como o perfil dos usuários.
Ao sugerir uma pauta, preciso especificar no Comunica a publicação nas redes sociais?
Não é necessário. A equipe faz este trabalho de avaliar as possibilidades de cada pauta e considera o público-alvo e, assim, redireciona para a publicação nos canais adequados.
Para enviar uma sugestão de conteúdo específica para mídias sociais, é necessário enviar uma solicitação pela Central de Serviços.
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Acesse a normativa da SECOM para mais orientações
Instrução Normativa SECOM nº 01/2022 - Estabelece os procedimentos e critérios para solicitação dos serviços de comunicação no âmbito da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).