conteúdo

Orientações de acessibilidade

publicado 07/03/2023 09h53, última modificação 07/03/2023 09h53
Acessibilidade na gestão de conteúdo do Portal

Garantir a leitura e compreensão das informações

O texto de um site deve ser de fácil leitura e compreensão. Quando o texto exigir uma capacidade de leitura mais avançada, devem ser disponibilizadas informações suplementares que expliquem ou ilustrem o conteúdo principal. Outra opção é uma versão simplificada do conteúdo em texto. Existem algumas técnicas que auxiliam na melhora da inteligibilidade de textos, como, por exemplo:

  • Desenvolver apenas um tópico por parágrafo;
  • Utilizar sentenças organizadas de modo simplificado para o propósito do conteúdo (sujeito, verbo e objeto, preferencialmente);
  • Dividir sentenças longas em sentenças mais curtas;
  • Evitar o uso de jargão, expressões regionais ou termos especializados que possam não ser claros para todos;
  • Utilizar palavras comuns no lugar de outras pouco familiares;
  • Utilizar listas de itens ao invés de uma longa série de palavras ou frases separadas por vírgulas;
  • Fazer referências claras a pronomes e outras partes do documento;
  • Utilizar, preferencialmente, a voz ativa.

 

Descrever links clara e sucintamente

Deve-se identificar claramente o destino de cada link, informando, inclusive, se o link remete a outro site. Além disso, é preciso que o texto do link faça sentido mesmo quando isolado do contexto da página. É preciso tomar cuidado para não utilizar a mesma descrição para dois ou mais links que apontem para destinos diferentes. Da mesma forma, links que remetem ao mesmo destino devem ter a mesma descrição.

Não se deve fazer a utilização de links do tipo “clique aqui”, “leia mais”, “mais”, “saiba mais”, “veja mais”, “acesse a lista”, pois estas expressões não fazem sentido fora do contexto.

Muitos usuários de leitores de tela navegam por links, tornando descrições como “Clique aqui”, “Veja mais” insuficientes para o usuário saber o destino do link, ou localizá-lo na página.

Ícone com uma mão indicando o polegar para baixo
Exemplo incorreto:

Clique aqui para saber mais a respeito de acessibilidade.

Ícone com uma mão indicando o dedo polegar para cima


Exemplo correto:
Saiba mais a respeito de acessibilidade

Em links de arquivos para download, é necessário informar a extensão e o tamanho do arquivo no próprio texto do link. Exemplo: Arquivo: PPC do Curso XYZ.pdf - 15223 KB


Disponibilizar uma explicação para siglas, abreviaturas e palavras incomuns

Recomenda-se que na primeira ocorrência de siglas, abreviaturas ou palavras incomuns (ambíguas, desconhecidas ou utilizadas de forma muito específica), deve ser disponibilizada sua explicação ou forma completa. Essa explicação pode estar expressa no próprio texto ou pode estar presente em um glossário.

Ícone com uma mão indicando o polegar para baixo
Exemplo incorreto:

A ONU é um órgão internacional criado em 1945.

Ícone com uma mão indicando o dedo polegar para cima
Exemplo correto:

A ONU (Organização das Nações Unidas) é um órgão internacional criado em 1945.


Disponibilizar documentos em formatos acessíveis

Os documentos devem ser disponibilizados preferencialmente em HTML, ou seja, inserir o conteúdo no corpo da página. Também podem ser utilizados arquivos para download no formato ODF (Open Document Format), que engloba formatos como: ODT (Open Data Text) para documentos de texto, ODS (Open Data Sheet) para planilhas eletrônicas, ODP (Open Data Presentation) para apresentações de slides, entre outros.
Se um arquivo for disponibilizado em PDF, deverá ser fornecida uma alternativa em formato considerado mais acessíveis. Muitos softwares já utilizam esses formatos, como é o caso do OpenOffice, BrOffice e Google Docs.

Voltar à página inicial