conteúdo

Acessando o sistema

publicado 07/03/2023 09h53, última modificação 30/03/2023 08h10
Gestão de conteúdo I Portal UNILA

A área administrativa do site é de uso exclusivo dos usuários registrados nele. A permissão para entrar na área administrativa do site é concedida pela Secom, conforme a Instrução Normativa SECOM nº 01/2022. O acesso é feito a partir do nome de usuário (ou login) e senha do e-mail institucional. 

A liberação de acesso de gestores de conteúdo é realizada mediante envio de e-mail, por parte da chefia máxima da macrounidade, para site@unila.edu.br, informando os dados do servidor e em qual pasta ele deverá ser adicionado.

Ao receber a solicitação, a SECOM irá solicitar o envio de termo de responsabilidade, via SIPAC. Após o recebimento do termo, a liberação de acesso é realizada e o(a) servidor(a) recebe um e-mail com as orientações de acesso.

Para acessar o ambiente da gestão de conteúdo do Portal UNILA digite o endereço:
https://portal.unila.edu.br/login

As recomendações abaixo devem ser seguidas para que a segurança da informação seja preservada:

    • O uso do login e senha é de responsabilidade de cada usuário, que deve mantê-los sob sigilo. O Plone registra o histórico de todos os seus acessos ao ambiente de gestão, a partir do seu login e senha;
    • Ao finalizar o trabalho necessário no ambiente de gestão, encerre a seção (clique em ‘Sair’ no botão cinza com o nome do usuário, localizado no canto superior à direita da tela);
    • Ao logar no ambiente de gestão, mantenha-se na área de sua atuação, evite abrir ambientes cujos conteúdos não estão sob sua responsabilidade.
    • Ao publicar um conteúdo, checar à veracidade da informação, bem como os direitos de propriedade intelectual e outros direitos necessários do conteúdo a ser publicado no Portal UNILA, bem como quanto às implicações legais e morais de sua eventual publicação;
    • É necessária atenção com conteúdos despublicados, pois ficam indisponíveis para acesso sem login. Já para os conteúdos deletados indevidamente em páginas ou capas, não é possível recuperar a cópia de segurança do Portal, em função da possibilidade de perda de alterações realizadas por outras áreas, no período;
    • Informar a SECOM quando a publicação dos conteúdos da unidade não estiver mais sob sua responsabilidade;

 


 

Acessando o sistema 

Ao efetuar o login no ambiente da gestão de conteúdo, aparecerá uma tela de boas-vindas. Clique no link “Ir para a página inicial da UNILA” para dar início à gestão de conteúdo. Ao fazer esse comando, aparecerá a barra de gestão. 

Barra de edição do site

Barra de Gestão

Essa barra verde permite o acesso e edição dos conteúdos das pastas, a atualização das capas internas e a publicação ou despublicação dos itens.


Conteúdo

Ao clicar sobre a aba Conteúdo, o administrador do site tem acesso à relação dos conteúdos gravados (estejam eles publicados ou não) em uma pasta. A aba Conteúdo permite que o gestor realize alterações com os objetos que estão gravados, como copiar, recortar, colar, renomear ou alterar estado.
Itens publicados estão visíveis para todos os visitantes (exceção para aqueles “excluídos da navegação”). Itens privados ficam salvos no ambiente da gestão de conteúdo, porém, não ficam disponíveis para o público.


Visão

Representa a maneira como um conteúdo será apresentado quando acessado fora do ambiente de gestão de conteúdo. Quando se define a visão padrão de um item (ver item Exibição) é esta aba que deve ser clicada para verificar se a escolha foi correta.


Edição

Permite editar um tipo de conteúdo (como pastas, arquivos, fotos, vídeos, textos) previamente gravado no ambiente de gestão.


Compor

Esta aba está disponível apenas para o objeto tipo Capa. É nela que o gestor de conteúdo irá distribuir os conteúdos no layout da capa e também editá-los (tamanho de título, subtítulo, foto, etc.).


Atalhos

Permite gerenciar os atalhos para um item. Essa é uma forma fácil de permitir o mesmo item com duas URLs diferentes. 


Exibição

Permite escolher qual é o tipo de visão que o item terá. Para escolher qual é a visão padrão de uma pasta, clique em Exibição e depois escolha uma das opções. Selecione Escolher item como visão padrão para os casos em que a visão padrão é um item como Página ou Capa. 


Adicionar Item

Utilizado para inserir novos itens em determinada pasta.


Estado

Altera o estado de publicação de um item para publicado ou privado. Todos os itens criados estão no estado privado. Para alterá-lo, clique na seta ao lado do termo Estado e escolha a opção Publicar. Caso o objetivo seja o inverso, clique em Retirar.

Voltar à página inicial