conteúdo

Mídias Sociais

publicado 04/07/2019 17h52, última modificação 26/08/2024 16h09
As mídias sociais são uma ferramenta de divulgação de informações e de interação com os públicos da UNILA. Ampliam a difusão das publicações nos meios oficiais, acrescentando conteúdos que são produzidos exclusivamente para as redes.

As mídias sociais são, hoje, um dos canais mais eficazes para comunicação com os diversos públicos da UNILA. Isso se dá em função de várias características: instantaneidade, interatividade, possibilidade de simplificar e amenizar a linguagem, possibilidades de feedback, entre outras. Porém, o trabalho em mídias sociais exige atualização constante, monitoramento e planejamento.

Para isso, a equipe da SECOM avalia as possibilidades de cada pauta e considera o público-alvo e, assim, redireciona para a publicação nos canais adequados e estratégias específicas para as seguintes mídias:

 A SECOM atua na proposição e gestão das mídias oficiais da Universidade, ou seja, todas aquelas criadas e mantidas por esta Secretaria.

  

 Editorias do InstaUnila

As redes sociais da UNILA produzem conteúdos especificamente para elas, são conteúdo publicados no Instagram e que circulam também nos demais perfis da Universidade, confira:

  • #GiroUNILA - A vida universitária acontece aqui! 🌍

Uma editoria dinâmica que cobre as principais atividades de ensino, cultura, extensão e pesquisa da UNILA, destacando ações inovadoras e projetos da nossa vibrante comunidade universitária. Aqui, celebramos o movimento constante de ideias e a troca de experiências que moldam o dia a dia do nosso campus.

  • UNILA em Imagens - Um olhar artístico sobre o cotidiano da universidade 📸

Nesta editoria, compartilhamos imagens que capturam momentos únicos da semana, refletindo temas relevantes do nosso ambiente universitário. Seja uma paisagem inspirada ou um detalhe significativo do dia a dia, as fotos buscam revelar a essência subjetiva de nossa vida acadêmica.

  • Memórias UNILA - Reviva a história, celebre o legado 🎓

Dedicada a relembrar momentos marcantes e eventos que deixaram uma marca na trajetória da UNILA. Esta editoria destaca histórias que contribuíram para o crescimento de nossa instituição e trouxeram o que ela é hoje, honrando o passado enquanto construímos o futuro.

  • Reels - Eventos e momentos em movimento 🎥

Uma editoria que traz vídeos curtos e envolventes, oferecendo uma perspectiva dinâmica sobre eventos, celebrações e iniciativas importantes na UNILA. Com produções ágeis e criativas, os Reels capturam a essência do momento e levam você ao centro de nossas atividades.

  • Calendarização: Datas importantes - Celebrando as datas que marcam a nossa jornada 🗓️

Esta editoria é dedicada a destacar e celebrar datas significativas para a comunidade acadêmica. Através de uma variedade de formatos, como cartões especiais, matérias e a seção Espaço Mirante, buscamos reconhecer e homenagear eventos importantes, criando um espaço de valorização e reconhecimento dentro da nossa comunidade.

 

Boas práticas

A SECOM orienta às demais unidades institucionais que fazem uso das redes sociais, com perfis de macrounidades acadêmicas e administrativas, ou perfis de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a leitura do Guia de boas práticas do Governo Federal. O guia orienta a atuação de redes sociais do Governo Federal, e tem como objetivo amparar a atuação das equipes digitais da administração direta e indireta com informações e recomendações para a construção de uma presença digital estruturada, dentro da legislação vigente, além de fornecer orientações sobre como interagir com a população nas diferentes plataformas e canais digitais.