Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Segunda reunião da Reitoria com representações discentes

Segunda reunião da Reitoria com representações discentes

Reitoria reúne-se com representantes discentes no CONSUN e membros dos Centros Acadêmicos da Universidade para responder às principais demandas estudantis
publicado: 25/09/2019 15h23, última modificação: 25/09/2019 17h08

Na terça-feira (24), a Reitoria realizou uma segunda reunião com os representantes discentes no CONSUN para responder às demandas estudantis encaminhadas até o momento. Esta é a continuidade do primeiro encontro, realizado no dia 28 de agosto, onde foram apresentadas as necessidades urgentes dos estudantes, principalmente relacionadas aos impactos do bloqueio orçamentário, o transporte intercampi e o problema de segurança na região do Jardim Universitário.

Neste novo encontro, o vice-reitor Luis Evelio Garcia Acevedo começou compartilhando informações sobre o contexto do orçamento da Universidade neste ano, que incluiu, também, os valores das emendas parlamentares conquistadas. Foi apresentada, também, uma perspectiva do Projeto de Lei Orçamentária de 2020, que já vem com um bloqueio de 40% sobre o valor disponibilizado. Além dessas questões, foram retomadas as discussões sobre o embasamento legal do transporte intercampi e a Resolução CONSUN 23/2014. Esses documentos delimitam o trajeto deste transporte somente entre as unidades da UNILA.

Buscando atender às demandas apresentadas pelas representações discentes, dentro do contexto imposto pelo contingenciamento orçamentário, as seguintes medidas serão implementadas:

1. Abertura de edital para Auxílios Transporte: este novo edital tem por objetivo atender àqueles que não se inscreveram no último edital, em razão de ainda utilizarem o intercampi. O pedido será atendido pela Reitoria.

2. Ampliação do horário do intercampi, até as 23h, e do trajeto até a Vila A: esta solicitação será atendida parcialmente, pois será possível aumentar a abrangência do horário das 7h30 às 23h já para os próximos dias. Contudo, a extensão do trajeto noturno até a Vila A não será possível, pois o horário de atendimento desta Unidade vai até as 18h.

3. Fim da entrada do intercampi na Itaipu para garantir paradas no percurso externo: Essa questão esbarra na Resolução CONSUN 23/2014 e no conflito com a oferta de transporte público. Sendo assim, não é possível ocorrer paradas fora do trajeto intercampi. Em relação ao fim da entrada do intercampi na Itaipu, a Reitoria comprometeu-se em consultar a comunidade acadêmica do PTI para subsidiar o encaminhamento, o que igualmente exigiria a alteração da Resolução do CONSUN.

4. Paradas estratégicas do intercampi, visando retirar o aluno do setor com alta incidência de assalto: acompanhando os casos de violência sofridos pela comunidade acadêmica na região da unidade Jardim Universitário, a Reitoria atenderá a solicitação, realizando uma parada estratégica no meio do percurso entre o PTI e o JU no período noturno, no encontro entre as Avenidas Tarquínio Joslin dos Santos e Tancredo Neves.

5. Estagiários da UNILA na Foztrans: a Reitoria entende que atividades de estágio têm um objetivo claro, no qual deve haver benefício para ambas as partes. Assim, conclui que, neste caso, devem ser usados outros mecanismos de colaboração e de negociação, diferentes do estágio.

6. Pautar o passe livre como bandeira de negociação entre UNILA e Prefeitura: a Reitoria entende a importância da luta estudantil pelo passe livre e propõe-se a aproximar o contato das representações estudantis da Universidade, não apenas com a Prefeitura, mas também com a Câmara de Vereadores e outros atores universitários, como forma de ampliar o debate.

Na reunião, os estudantes pautaram novas alternativas de solução das dificuldades enfrentadas por conta da diminuição do serviço de intercampi, ficando de enviar essas contribuições formalmente para a Reitoria, para posterior análise e resposta.

Participaram da reunião o vice-reitor, pró-reitores e secretários, representantes discentes no CONSUN e membros dos Centros Acadêmicos da Universidade.