Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Nota sobre situação orçamentária
conteúdo

Institucional

Nota sobre situação orçamentária

Reitoria atualiza a comunidade sobre o grave cenário em que se encontram as universidades federais e sobre os impactos diretos na UNILA.
publicado: 15/12/2022 13h46, última modificação: 15/12/2022 13h46

Com o intuito de atualizar toda a comunidade sobre o grave cenário em que se encontram as universidades federais, em especial sobre os impactos diretos na UNILA, a Reitoria compartilha as últimas informações sobre a situação orçamentária da instituição.

Desde o bloqueio do crédito orçamentário e do cancelamento do repasse financeiro ocorrido no início deste mês, a UNILA opera no vermelho, estando sem recursos para pagamento de quaisquer despesas.

A UNILA tem atuado continuamente para que os recursos sejam liberados. Já realizou requerimentos diretos ao Ministério da Educação e, igualmente, tem participado e apoiado manifestações que buscam reverter a situação, sobretudo aquelas promovidas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Se houver liberação de recursos para utilização da Universidade, serão certamente priorizados os pagamentos de todas as bolsas para os estudantes:

  • Iniciação Científica; 
  • Monitoria Acadêmica;
  • Extensão e FeCult;
  • Mestrados;
  • Doutorado.

Cabe destacar que existem estudantes da Universidade que recebem bolsas pagas diretamente por agências de fomento, tais como Fundação Araucária, Capes e CNPq. Essas também sofreram cortes orçamentários, mas, diferentemente do que ocorreu e continua a ocorrer com as universidades, tiveram seus orçamentos recompostos. 

Na tarde desta quarta-feira, dia 14 de dezembro, foi noticiado pelo ministro da Educação, durante audiência na Câmara Federal, que ocorrerá, nos próximos dias, a liberação total dos recursos bloqueados no início do mês corrente. A UNILA continua monitorando a situação e em contato direto com a rede de universidades federais, reforçando os apelos  para que essa liberação seja efetivada o quanto antes, buscando reverter a dramática situação em que se encontram as Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.

A Reitoria manterá a comunidade informada sobre o andamento da situação.

Acompanhe os outros comunicados sobre este tema:

30/11 - Nota oficial sobre o novo bloqueio orçamentário: Reitoria avalia os impactos, na UNILA, do novo corte de verbas. No total, já são quase R$ 6 milhões retirados do orçamento destinado à Universidade em 2022  acesse.

06/12 - Novo bloqueio orçamentário e ausência de repasse financeiro às instituições: Em razão dos bloqueios e da ausência de repasse de recursos para o mês de dezembro, a UNILA opera no negativo e não pode realizar qualquer pagamento  acesse.

08/12 - Informe da Reitoria: liberação de recursos do PNAES – enviado por e-mail para toda a comunidade acadêmica.