Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota oficial sobre o novo bloqueio orçamentário

Nota oficial sobre o novo bloqueio orçamentário

Reitoria avalia os impactos, na UNILA, do novo corte de verbas. No total, já são quase R$ 6 milhões retirados do orçamento destinado à Universidade em 2022
publicado: 30/11/2022 15h06, última modificação: 30/11/2022 15h47

No dia 28 de novembro, as universidades foram surpreendidas com uma nova retirada de recursos, totalizando R$ 244 milhões de todo o Sistema de Instituições Federais de Ensino Superior. Na UNILA, foram bloqueados R$ 2.867.419,02, que impactam gravemente compromissos já assumidos pela instituição. Com o corte orçamentário de maio deste ano, já são quase R$ 6 milhões retirados do orçamento destinado para a Universidade em 2022.

A Reitoria avalia que as áreas mais comprometidas com a desmobilização de recursos são a aquisição de infraestrutura para as atividades universitárias e o fomento ao ensino e às pesquisas da Universidade. O corte terá impacto na entrega do primeiro bloco de salas de aulas do Campus Integração, que atualmente está em fase de finalização, principalmente na instalação da rede lógica do novo edifício. Além disso, também será necessário interromper a aquisição de equipamentos de laboratórios de ensino e pesquisa, além de infraestrutura de acessibilidade. Na pesquisa, este novo corte impactará a efetivação de editais de bolsas de fomento que estavam planejados para o final de 2022.

Com mais esta nova retirada de recursos, a Universidade se vê, novamente, em um cenário de insegurança. A gestão da UNILA reitera seu posicionamento de atuar pela recomposição integral do orçamento aprovado para a Universidade e soma-se à Andifes na mobilização nacional em prol da valorização da universidade pública, gratuita e de qualidade.