Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Nota da Reitoria
conteúdo

Institucional

Nota da Reitoria

Gestão da UNILA emite comunicado sobre o Subsídio Alimentação RU.
publicado: 24/10/2023 17h39, última modificação: 24/10/2023 17h46

Grande parte das universidades públicas brasileiras, no contexto atual, não possui auxílio-alimentação como benefício para estudantes em situação de vulnerabilidade. Isso porque esse subsídio se dá através da alimentação em restaurante universitário, a baixo custo, com valores que variam em cada instituição.

Como a UNILA, até um dia atrás, não contava com essa estrutura, pagava-se o auxílio-alimentação para estudantes vulneráveis. Agora, com a chegada da primeira unidade do Restaurante Universitário e conforme previsto na Portaria nº 05/2019/PRAE, os(as) discentes que recebem o auxílio-alimentação na modalidade Subsídio Financeiro podem optar por migrar para o Subsídio Alimentação RU. Neste período de transição, apenas estudantes que não recebem auxílio-alimentação terão acesso à alimentação subsidiada no RU, pois não é possível acumular benefícios da mesma natureza.

A implantação do Restaurante Universitário significa uma nova política de permanência na Universidade, voltada para a segurança alimentar. Com o Restaurante já em funcionamento, a próxima etapa é estudar a viabilidade de recursos, com segurança jurídica, para repasse de outra forma de fomento, ampliando o acesso subsidiado ao RU.

Futuramente, a UNILA disponibilizará o Restaurante Universitário de forma expandida, com atendimento nas diferentes unidades da Instituição.

O Restaurante Universitário é um direito da comunidade estudantil, e a Reitoria da UNILA está trabalhando para que essa importante política alimentar seja acessada por todas e todos.