Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Nota da Reitoria
conteúdo

Institucional

Nota da Reitoria

Gestão da UNILA emite informe sobre as tratativas com o curso de Serviço Social e as vagas docentes na Universidade
publicado: 26/09/2023 16h03, última modificação: 26/09/2023 16h04

Desde que assumimos a Reitoria, estamos em tratativas com o Ministério da Educação para pleitear as vagas docentes acordadas desde a implantação da Universidade. 

Ao tomar conhecimento da greve estudantil do curso de Serviço Social, a Reitoria publicou uma nota a fim de esclarecer todas as ações que já estavam em andamento para solucionar a situação urgente do curso. Em seguida, convocamos uma reunião para o dia 20 de setembro com as docentes do curso em questão, visando elucidar a situação que levou à paralisação. Ainda no dia 20, confirmamos a reunião com a representação estudantil do curso de Serviço Social, atendida na Reitoria no dia 21, pela manhã.

A partir dessas reuniões, encaminhamos o andamento do concurso para Professor Visitante para o curso, com maior celeridade e melhorias no próprio edital. Além disso, definimos a prorrogação da vigência de concurso já finalizado com candidatos(as) aprovados(as), com a intenção de aproveitamento deste concurso tão logo surja a possibilidade de uma vaga de docente efetivo.

No dia 25, a coordenação do curso de Serviço Social enviou a sua revisão do edital de contratação de Professor Visitante e, agora, o processo segue em andamento com a Divisão de Concursos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE).

Reforça-se que não existem novas vagas liberadas pelo MEC. A portaria Portaria conjunta MGI/MEC nº 29/2023, que ampliou o Banco de Professor-Equivalente do Magistério Superior das Universidades Federais, traz uma previsão que depende da aprovação orçamentária PLOA de 2024 e ainda não se converteu em vagas efetivas para a UNILA. 

Ademais, esclarece-se que os concursos em andamento para docentes efetivos visam cobrir vacâncias dos próprios cursos, em razão de transferências, exonerações ou aposentadorias, não estando relacionadas com a portaria que ampliou o banco de Professor-Equivalente.

Em 21 de setembro, a Reitoria se dispôs a conversar com o movimento estudantil do curso de Serviço Social o quanto antes, para apresentar alternativas que continuam sendo discutidas. Representantes do movimento presentes na reunião solicitaram a continuidade da agenda no dia 29 de setembro, às 19h, em função de sua própria organização.