Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Entenda como está sendo o retorno ao trabalho presencial na UNILA

Entenda como está sendo o retorno ao trabalho presencial na UNILA

Após quase dois anos em teletrabalho, todos os servidores da Universidade retornarão aos seus postos de trabalho no mês de janeiro. Apenas servidores que se enquadrem em casos específicos ainda poderão seguir em trabalho remoto.
publicado: 04/01/2022 18h39, última modificação: 05/01/2022 09h17

Assim que se teve notícias dos primeiros casos da pandemia no país, em março de 2020, a UNILA implementou o expediente administrativo especial e suspendeu as aulas presenciais, sem, no entanto, paralisar seu funcionamento. Dessa forma, 100% das atividades administrativas e acadêmicas migraram para o regime remoto, como forma de garantir a segurança de sua comunidade. Durante esse período, diversas ações foram realizadas, resultando na produção de vários documentos relativos aos desdobramentos da pandemia de COVID-19. Esses documentos foram disponibilizados no portal da UNILA e publicizados para a comunidade acadêmica via La Semana Unilera e mídias sociais oficiais da Universidade.

De acordo com as melhorias do cenário epidemiológico, a UNILA foi avançando nas flexibilizações e nas autorizações para o retorno de suas atividades presenciais. Os documentos produzidos tornaram-se alicerces de uma programação para a retomada das atividades presenciais e foram fundamentais para orientar a comunidade quanto aos próximos passos a serem adotados para um retorno seguro. As normativas elaboradas no âmbito da UNILA foram pensadas de forma a contemplar um alinhamento institucional às orientações dos órgãos superiores, seja no que se refere à garantia da saúde dos servidores ou à necessidade do retorno ao trabalho presencial.

Em Outubro de 2021, os órgãos centrais de gestão de pessoas do Governo Federal posicionaram-se acerca da necessidade do retorno ao trabalho presencial no serviço público federal. A Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28 de setembro de 2021 (publicada em 1º de Outubro), especifica os servidores elegíveis para o retorno ao trabalho presencial a partir de 15 de Outubro de 2021.

Considerando o avanço da vacinação e, em atendimento ao posicionamento do Ministério da Economia, a UNILA publicou a PORTARIA Nº 409, de 21 de outubro de 2021, regulamentando como dar-se-ia o plano de retorno e determinando que isso aconteceria de forma gradual. Para tanto, foi estabelecido um escalonamento, iniciando com 50% da capacidade de lotação dos espaços, em novembro, e 80% em dezembro de 2021 - visando atingir os 100% no mês de janeiro de 2022. Cabe destacar que o percentual considerado para o retorno à presencialidade refere-se à capacidade física dos espaços, e não ao percentual de servidores, bem como trata-se de percentual mínimo (ou seja, todos os servidores estão aptos ao retorno ao trabalho presencial). A legislação em vigor estabelece como exceção ao retorno imediato apenas os servidores listados no artigo quarto da Instrução Normativa do Ministério da Economia e nas situações em que a dimensão física do local do serviço não permita distanciamento de 1,5 metros entre as estações de trabalho, sendo admitido, apenas nesses casos, o regime de escala, com parte dos servidores em trabalho remoto.

Dessa forma, a administração da UNILA reforça que a possibilidade de trabalho remoto somente deve ser aventada para os servidores que se enquadrarem no artigo quarto da IN 90/2021, ou em caso de não haver possibilidade de se prover o distanciamento recomendado. Portanto, os(as) gestores(as) devem atentar-se às normativas e recomendações constantes nos documentos supramencionados e organizar o retorno ao trabalho presencial na totalidade dos servidores lotados em suas Unidades ainda no mês de janeiro.