Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Grandes conquistas marcaram os últimos anos da Extensão da UNILA
conteúdo

Institucional

Grandes conquistas marcaram os últimos anos da Extensão da UNILA

Curricularização, Política de Extensão, Museu Digital e novas revistas são os destaques da PROEX.
publicado: 21/01/2022 16h01, última modificação: 21/01/2022 16h01

Desde 2020, todos os setores da Universidade tiveram que se reinventar de alguma forma. A PROEX buscou cumprir com seu compromisso público e de apoio às ações de extensão, e contou com a colaboração e o apreço da comunidade acadêmica extensionista nesta jornada.

Um dos grandes avanços capitaneado pela PROEX e pela PROGRAD foi a publicação da normativa e documentos norteadores sobre a curricularização da Extensão. A PROEX  dedicou-se, em 2021, a realizar reuniões de orientação com os NDEs dos cursos de graduação para orientar sobre a inserção curricular da extensão nos PPCs. E dentre os marcos regulatórios importantes para a extensão da UNILA, destaca-se a aprovação da Política de Extensão pelo CONSUN.

Para o fomento às ações de extensão, foram lançados os editais de bolsa de extensão financiados pela UNILA para projetos e, a novidade, de bolsas para cursos e eventos de curta duração. Além disso, houve financiamento de 43 as bolsas com recurso externo nesses dois anos. O auxílio-pesquisador foi outro apoio concedido aos projetos de extensão em 2020 e 2021.

Como forma de reconhecimento e dedicação pelo belo trabalho da comunidade acadêmica no âmbito da Extensão, a PROEX publicou duas edições do “CAMINOS”, um boletim informativo da Extensão para divulgação das atividades desenvolvidas pela UNILA. Na 1ª edição, foi divulgado o Dossiê da Extensão. Outra novidade foi o projeto “Minha história na Extensão”, que trouxe a publicação de relatos de coordenadores e discentes sobre suas experiências nas ações. 

 A cultura também avançou e continua avançando. Importante contribuição nesta área foi a criação do Museu Digital UNILA, plataforma que tem por objetivo preservar a memória cultural e valorizar a produção científica, tecnológica e cultural. Através desse projeto, foi feita uma parceria com o Instituto Fayga, que doou à UNILA parte de suas obras (dentre elas, gravuras, pôsteres e publicações), que constituem o primeiro patrimônio artístico da Universidade e que estarão em exposição em 2022.

Há um grupo de trabalho formado por servidores da PROEX e de outros setores da Universidade elaborando a Política de Cultura da UNILA. Para enriquecer o debate, o grupo promoveu palestras com especialistas no assunto. Também está em andamento a construção da Política Museal da UNILA. Outras parcerias de destaque foram realizadas com a UFABC, visando desenvolver ações conjuntas em projetos relacionados à cultura. Inicialmente, as atividades foram direcionadas para os corais das universidades e almeja-se realizar outras ações em conjunto, envolvendo teatro, dança e apresentações culturais. Destaca-se, ainda, a parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu para promover ações de educação patrimonial para professores municipais da região.

O projeto de extensão “UNILA ao seu alcance”, que levava informações da Universidade para as escolas públicas da região, reinventou-se e teve sua continuidade no ambiente virtual, com uso das mídias sociais e plataformas de reunião online. O foco foi a publicação de posts, com informações referentes à UNILA, ao projeto, sobre o que é uma universidade, o que é ensino, pesquisa e extensão, além de conteúdos acerca de mobilidade acadêmica, PNAES e assistência estudantil, bem como formas de ingresso no ensino superior e cotas.

Outra ação realizada no âmbito da PROEX é a plataforma UMAPAS, que foi atualizada com mapeamento das ações de extensão dos últimos anos e mapeamento social da região tríplice-fronteira. Atualmente, trabalha-se para migrar o mapeamento para a plataforma INDE, do governo federal.