Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Avanços da Assistência Estudantil ao longo da pandemia

Avanços da Assistência Estudantil ao longo da pandemia

Entre 2020 e 2021, a UNILA publicou o maior número de editais/chamadas de assistência estudantil de sua história.
publicado: 14/12/2021 12h00, última modificação: 21/01/2022 15h09

Nos dois últimos anos, a comunidade acadêmica enfrentou os diversos desafios relacionados à pandemia de Covid-19, necessitando adaptar todas as atividades da Universidade para o cenário de ensino e trabalho remoto. Diante deste contexto, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) direcionou esforços para criar novos editais de assistência estudantil que pudessem garantir aos estudantes condições de continuar os estudos mesmo no período da pandemia.

Em razão disto, os anos de 2020 e 2021 foram os que tiveram o maior número de editais de assistência estudantil disponibilizados para a comunidade discente. Com isto, a PRAE conseguiu ampliar o atendimento para os estudantes, chegando em 2021 com 100% dos estudantes nacionais e internacionais, que têm o direito de receber os auxílios estudantis, assistidos em alguma modalidade.

Lista de editais disponibilizados entre 2020 e 2021:

1. Edital de Auxílio Emergencial: 188 estudantes;

2. Edital de Auxílio Temporário: 170 estudantes;

3. Edital de Alunos Conectados: 101 estudantes;

4. Edital de Inclusão Digital (três ciclos/três editais): 362 estudantes (alunos de graduação e de pós-graduação);

5. Edital de Inclusão Social: 110 estudantes;

6. Edital de auxílio-creche: com fluxo de entrada permanente;

7. Edital Chip alunos conectados (2 editais no 2020);

8. Edital de Inclusão Social: 186 estudantes;

9. Edital de Alunos Conectados: 115 estudantes;

10. Edital de Inclusão Digital (celulares): 265 estudantes;

11. Edital de Inclusão Digital (pós-graduação): 12 estudantes ;

12. Edital de Inclusão Digital Internet (com apoio do ILAACH);

13. Edital Chip Alunos Conectados;

14. Edital permanente de alimentação;

15. Chamada pública de apoio a projetos de permanência estudantil nos segmentos de ações afirmativas, segurança alimentar, esportes, saúde, tutoria cultural ou linguística;

16. Auxílio-creche: permanente;

17. Edital de reinserção de veteranos aos auxílios estudantil;

18. Chamada de Dignidade menstrual;

19. Chamada de Indígenas e Refugiados;

20. Edital do Alojamento;

21. Edital de Apoio ao TCC;

22. Edital de Auxílio Promoção da Inclusão Social pela Educação;

23. Edital de Apoio Pedagógico: PRAE/ILAESP.

Além disso, a PRAE coordenou, em 2020, o Grupo de Trabalho (GT) de acompanhamento discente de risco social em tempos de Covid-19, vinculado ao Programa Emergencial instituído pela Portaria nº 133/2020 GR. Isto permitiu dar acompanhamento de escuta aos discentes afetados pela pandemia. A Pró-Reitoria também consolidou outros processos fundamentais para o debate da permanência estudantil na Universidade:

Em termos de normativas, a PRAE estabeleceu, em 2020, os planos de acompanhamentos para discentes que recebem algum tipo de auxílio e trabalhou com indicadores para avaliar, acompanhar e orientar estudantes com auxílios, na efetiva conclusão de seu curso.

Também foi instituído o Cadastro Social Geral de Discentes, muito importante em termos de regulamentação e entrada de estudantes na assistência estudantil. Em novembro de 2021, foi criado o Auxílio Dignidade Menstrual – sendo uma das primeiras universidades a implementar essa política. Nesse mesmo mês, também foi inaugurado o Alojamento Estudantil.

Todos estes avanços permitirão à PRAE consolidar-se para a futura aprovação da Política de Assuntos Estudantil no CONSUN, com ampla participação da comunidade no debate.