Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Encontro entre a reitora e a secretária Estadual da Cultura

Encontro entre a reitora e a secretária Estadual da Cultura

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de ações conjuntas, incluindo a participação da UNILA na implantação de um novo centro cultural em Foz do Iguaçu.
publicado: 21/06/2023 15h12, última modificação: 21/06/2023 17h26

Na última terça-feira (20), a reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira, recebeu a secretária Estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. O objetivo da visita foi discutir possíveis parcerias entre as duas instituições no campo cultural, incluindo a participação ativa da UNILA na implantação de um novo centro cultural em Foz do Iguaçu, uma subsede do Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, da França.

A reitora acolheu a proposta com entusiasmo e reforçou o compromisso da UNILA em contribuir para o desenvolvimento cultural da região. Diana destacou a importância da criação desse novo aparelho cultural, que funcionará como um espaço de encontro e difusão das expressões artísticas latino-americanas. “A arte e a cultura são prioridades da nossa gestão na Reitoria. Nesse sentido, é muito significativo que uma das primeiras reuniões institucionais seja justamente com a secretária de Cultura do Paraná. A nossa expectativa é que esse encontro marque o início de uma colaboração promissora e que, por meio dessa parceria, seja possível fortalecer a produção cultural local e promover o intercâmbio de conhecimentos e a valorização da diversidade cultural presente na América Latina”, salientou.

Por sua parte, Luciana Casagrande Pereira destacou a relevância e a expertise da UNILA na promoção da diversidade e do intercâmbio cultural. Além disso, frisou a necessidade de uma maior integração entre a Universidade e a Secretaria de Cultura para realizar outras ações conjuntas na região da Tríplice Fronteira.

As tratativas entre a Secretaria Estadual de Cultura e a UNILA continuarão nos próximos meses, com a finalidade de formalizar os acordos e definir os passos seguintes para a participação da Universidade na implantação do Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, em Foz do Iguaçu.

Além da reitora e da secretária de Cultura, participaram da reunião Luiz Ernesto Meyer Pereira, assessor na Secretaria de Planejamento do Estado; o vice-reitor eleito, Rodne Lima; a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Péres de Oliveira; a coordenadora de Relações Internacionais, Leila Yatim; o pró-reitor de Extensão, Rogério Motta Moreira; a servidora do Departamento de Comunicação e Cultura da PROEX, Sandra Bolwerk; e a chefe do Gabinete da Reitoria, Senilde Alcântara Guanaes.