Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Conquistas do Instituto Mercosul de Estudos Avançados
conteúdo

Institucional

Conquistas do Instituto Mercosul de Estudos Avançados

O ponto alto da mais recente etapa de institucionalização do IMEA ocorreu no ano passado, quando o CONSUN aprovou a Política Científica e o Regimento do Instituto, além do Regulamento de seus quatro novos programas.
publicado: 29/06/2022 17h07, última modificação: 29/06/2022 17h07

A mais recente etapa de institucionalização do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) teve seu ápice em outubro de 2021, com a aprovação, pelo Conselho Universitário (CONSUN), de sua Política Científica, Regimento e Regulamento de seus quatro novos programas (Apoio às Pesquisas Interdisciplinares Avançadas, Cátedras Latino-Americanas, Organização de Eventos Interdisciplinares e Laboratório de Ideias – LABID, voltado ao desenvolvimento de ciência aplicada).

Muitas pessoas e setores da UNILA contribuíram para a elaboração desses documentos, como normativas que direcionam o funcionamento do IMEA, a fim de atender ao estatuto da Universidade e, consequentemente, à missão da Instituição.

A qualidade acadêmica e científica desses programas tem sido reconhecida pelos membros do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV), o mais importante do gênero no Brasil, e que congrega 11 Institutos de Estudos Avançados brasileiros (IEAS) de diferentes universidades, sendo o IMEA o único IEA fora de uma capital, de um grande centro urbano, e localizado no interior do país.

O IMEA é, portanto, um patrimônio da UNILA, pelos benefícios e contribuições que seus programas podem proporcionar para as sociedades e governos latino-americanos e caribenhos em geral - e para o conjunto da comunidade acadêmica da Universidade, em particular.

O avanço do IMEA nos últimos três anos

Desde meados de 2019, o Instituto tem se voltado a promover eventos científicos e acadêmicos interdisciplinares, organizados a partir das diretrizes dos seus programas, bem como chamadas públicas, por meio de editais de fomento à pesquisa científica e à organização de eventos acadêmicos.

A participação da comunidade da UNILA tem ocorrido por meio de chamadas públicas, forma encontrada para promover maior democratização do IMEA para o conjunto de sua comunidade. Todas elas têm sido feitas com ampla divulgação, diretamente pelo IMEA ou pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM), a partir das quais são apresentados os editais, contendo regras e critérios claros e objetivos que regulamentam a submissão das propostas acadêmicas e científicas que terão apoio financeiro e administrativo do IMEA, para seu melhor desenvolvimento.

Sem contabilizar as atividades administrativas para manter o Instituto em funcionamento, o IMEA tem, então, realizado diversas atividades públicas, acadêmicas, científicas e de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico. Confira:

Atividades públicas realizadas no segundo semestre de 2019

- Teorias, epistemologias e análises do urbano e do regional (Conferência, Seminário e Colóquio realizados com a presença de Clóvis Ultramari, professor da PUC-Paraná e da UFPR, coordenador da área de Planejamento da CAPES, e Elsídio Cavalcante, ex-docente da Unioeste e ex-secretário de Planejamento de Foz do Iguaçu. Evento realizado nos dias 15 e 16 de outubro de 2019). Saiba mais…
- Impactos das novas morfologias do trabalho contemporâneo sobre o viver, o adoecer e o morrer de trabalhadores e trabalhadoras (Palestra realizada em 14 de novembro de 2019 por René Mendes, professor titular aposentado da UFMG e pesquisador visitante do IEA/USP). Saiba mais…
- Cultura, Biologia e Evolução (conferência realizada por Eduardo Ottoni, docente do Instituto de Psicologia e pesquisador associado ao Instituto de Estudos Avançados da USP, em 28 de novembro de 2019). Saiba mais…

Atividades de fomento acadêmico e de promoção ao desenvolvimento científico e tecnológico realizadas em 2020*

- Edital nº 08/2020/IMEA - Apoio ao desenvolvimento de pesquisas avançadas, relacionadas à pandemia de Covid-19;
- Edital nº 09/2020/IMEA - Apoio à Organização de Eventos interdisciplinares ou transdisciplinares;
- Edital nº 11/2020/IMEA - Seleção de pesquisadores que receberão apoio à participação em eventos.

Atividades de fomento acadêmico e de promoção ao desenvolvimento científico e tecnológico realizadas em 2021**

- Edital nº 03/2021/IMEA - Apoio às pesquisas avançadas no âmbito do Laboratório de Ideias - LABID;
- Edital nº 04/2021/IMEA - Apoio ao desenvolvimento de pesquisas avançadas para o conhecimento científico interdisciplinar relacionado à pandemia de Covid-19.

Atividades de fomento acadêmico e de promoção ao desenvolvimento científico e tecnológico planejadas e previstas para 2022

O processo de consolidação do IMEA continuará em 2022, com o lançamento de novas chamadas públicas, via editais, bem como apoio à organização de eventos. Para este ano, estão planejados sete editais de apoio ao desenvolvimento de propostas acadêmicas, científicas e tecnológicas, conforme o cronograma abaixo:

Além dos editais, em relação aos eventos planejados para serem realizados em 2022 e que contarão com algum tipo de apoio administrativo e/ou financeiro do IMEA, encontram-se os seguintes eventos:

- Seminário Multiplicidade. Fundamentação epistemológica do diálogo interdisciplinar nos estudos em Deleuze & Guattari (organizador: professor Gonzalo Montenegro Vargas, da área de Filosofia da UNILA);
- 2º Seminário Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (organizador: professor Leonardo da Silva Arrieche, do curso de Engenharia Química da UNILA);
- 5º Encontro de Estudos Latino-Americanos (organizador: professor Marcos de Jesus Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da UNILA;
- Seminário Internacional Energia, Integração e Fronteiras (organizador: professor José Renato Vieira Martins, do Programa de Especialização Paraguai-Brasil da UNILA);
- 1º Seminário Interdisciplinar sobre Desigualdades, Violências e Ausência de Políticas de Segurança de Direitos na América Latina e no Caribe (organização: IMEA, com apoio de docentes e pesquisadores(as) de diversas universidades: PUC-SP, USP, UEMA, UFRJ, UFRGS, UERJ, UFSC, dentre outras). Este evento conta, ainda, com apoio financeiro do CNPq.

Outros eventos estão sendo organizados e, assim que forem planejados, serão divulgados para a comunidade acadêmica da UNILA.

O funcionamento do IMEA tem sido organizado de forma a ampliar, cada vez mais, a presença de toda comunidade acadêmica da UNILA, de maneira participativa e democrática. Para que esse processo de institucionalização continue a se aprofundar, é fundamental a participação da comunidade unileira. Acompanhe as notícias sobre o IMEA, e participe das chamadas públicas e dos eventos organizados pelo Instituto.

Para saber mais sobre o conteúdo e funcionamento dos programas do IMEA, acesse. Os editais e as atuais ações em desenvolvimento no IMEA também estão disponíveis na página do Instituto.

Estão previstos, para 2022, sete novos editais. Veja o cronograma de lançamento de cada um deles.

 

 _______________________________________________________________________________________________

* Veja todos os projetos e ações aprovadas pelos editais na página do IMEA. A partir de março de 2020, não houve mais atividades presenciais na UNILA, por conta da pandemia de Covid-19.
** Em 2021, não houve atividades presenciais na UNILA, por conta da pandemia de COVID-19.