Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Administração, gestão e infraestrutura
conteúdo

Institucional

Administração, gestão e infraestrutura

Entre 2019 e 2021, a PROAGI executou mais de R$ 53 milhões em contratos de custeio discricionário e mais de R$ 25 milhões em recursos de capital, por meio de licitações, compras diretas e gestões contratuais.
publicado: 21/06/2022 16h35, última modificação: 21/06/2022 17h13

A Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI) é a unidade responsável por gerir aquisições, contratações, equipamentos, materiais, serviços, manutenções prediais, logística e tecnologia da informação da UNILA. Suas atividades, enquanto unidade meio, têm impacto transversal no funcionamento de toda a Universidade.

No período entre 2019 e 2021, a unidade executou mais de R$ 53 milhões em contratos de custeio discricionário e mais de R$ 25 milhões em recursos de capital, por meio de licitações, compras diretas e gestões contratuais.

Enfrentamento da pandemia

Nos últimos dois anos, a PROAGI precisou direcionar grande parte de seus esforços para providenciar apoio logístico, administrativo e tecnológico a inúmeras ações desempenhadas pelos diversos atores da comunidade acadêmica e também a demandas externas, no combate à pandemia de Covid-19.

  • Montagem do Laboratório de Biologia Molecular, no Hospital Municipal, para a realização de exames RT-PCR; 
  • Cessão de ultrafreezer à Prefeitura, para administração de vacinas;
  • Cessão de quatro veículos oficiais à Secretaria Municipal de Saúde, para atendimentos domiciliares, e de uma ambulância ao Hospital Municipal;
  • Recebimento de bebidas alcoólicas apreendidas e doadas pela Receita Federal do Brasil à UNILA para produção de álcool 70% e entrega à Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu;
  • Produção de máscaras 3D;
  • Telemedicina no Hospital Municipal;
  • Barreiras sanitárias;
  • Atendimento à comunidade indígena;
  • Recebimento e entrega de celulares doados pela Receita Federal do Brasil para inclusão digital de discentes socioeconomicamente vulneráveis no Ensino Remoto Emergencial;
  • Instalação de salas de informática com cuidados de biossegurança para estudantes carentes de infraestrutura digital;
  • Adaptações de TI para viabilizar trabalho remoto, como redirecionamento de chamadas telefônicas, uso massivo de videoconferências via plataforma WebConf RNP e Google Meet, adequações do SIGAA para registro de turmas e disciplinas no período suplementar 2020.1, entre outras.

  

           

Paralelamente às ações de enfrentamento da pandemia, a PROAGI, por meio de suas subunidades, continuou com suas atividades, visando melhorar os serviços prestados e a gestão dos espaços e contratos.

Manutenção predial

Os serviços contínuos de manutenção predial são fundamentais para que as atividades universitárias sejam desenvolvidas de forma segura. Como resultado do esforço contínuo e conjunto entre as equipes técnicas da UNILA ao longo das gestões, pela primeira vez, todos os imóveis em uso pela Universidade estão devidamente regularizados com alvará do Corpo de Bombeiros, tendo cumprido todas as exigências de segurança. São seis processos que tratam das licenças e adequações exigidas pelo órgão regulador, já disponíveis no site dos Bombeiros.

  • Unidade Jardim Universitário (Processo  3.9.01.21.0000959851-22)
  • Unidade PTI (Processo 3.1.02.21.0001351138-04) 
  • Unidade Vila A (Processo 3.9.01.22.0000826550-86)
  • Almada (Processo 3.9.01.21.0000819926-60)
  • Campus Integração (Processo 3.9.01.21.0000877289-65)
  • Portal da Foz - Almoxarifado (Processo 3.9.01.21.0000898803-14)

Além disso, entre 2019 e 2021, foram atendidas 2.155 ordens de serviço, de diversos tipos, como nas áreas de alvenaria, hidráulica, elétrica, mecânica, entre outras, que podem ser acompanhadas neste link.

Plataforma elevatória

Para maior segurança dos trabalhadores da manutenção predial, foi adquirida uma plataforma elevatória. O equipamento também proporciona aumento da eficiência na prestação dos serviços que anteriormente necessitavam de andaimes. As longas horas de montagem e desmontagem dos andaimes foram substituídas pelos poucos minutos de deslocamento do veículo e elevação da plataforma.

Desfazimento de bens e materiais de consumo inservíveis

Visando economicidade de custos de estocagem, foi realizado processo para desfazimento de bens e materiais de consumo inservíveis que, antes de serem destinados a agentes externos, foram devidamente ofertados a todas as unidades acadêmicas e administrativas da UNILA. Assim, dos itens listados, somente os não demandados internamente foram objeto de alienação. O processo pode ser acessado no SIPAC.


Verticalização do almoxarifado

A aquisição de porta paletes, prateleiras, estantes industriais, empilhadeira e estrechadeira visando à acomodação vertical de bens patrimoniais no depósito da Universidade permitiu a redução da necessidade por espaço físico de armazenamento, o que possibilitou economicidade para futuras locações ou construção de imóvel para almoxarifado. Os equipamentos também proporcionam eficiência operacional, uma vez que, além de aumentarem a segurança dos trabalhadores e reduzirem custos, diminuem o tempo gasto com movimentação de bens.

Em conjunto, as medidas também possibilitarão a desocupação do almoxarifado do canteiro de obras Niemeyer, para que se possa viabilizar a alienação do empreendimento, caso a negociação com Itaipu e Governo Estadual venha a se concretizar, conforme proposta aprovada pelo Conselho Universitário, em julho de 2021, para construção do Campus Integração.

Hardwares - Renovação do parque de TI

Para atender à necessidade de atualização e expansão da infraestrutura de informática, novos equipamentos foram adquiridos e instalados, iniciando-se a renovação do parque de tecnologia da informação da UNILA.

              


Softwares e digitalização

A consolidação do uso do processo eletrônico, bem como a adesão e implantação do serviço de comunicação e colaboração em nuvem Google Workspace for Education (disponibilizando aos usuários os serviços de drive, reuniões virtuais, chat, edição colaborativa de documentos e ambiente virtual de aprendizagem), possibilitou significativa redução da utilização de papel e tinta de impressão e da circulação de documentos físicos, fortalecendo a transparência e eficiência administrativa, além de viabilizar trabalhos administrativos e acadêmicos de forma remota.

Além dessas ações, destacam-se outras relacionadas à infraestrutura e governança:

  • implantação da rede lógica e disponibilização dos serviços de rede sem fio e telefonia no Alojamento Estudantil;
  • migração da telefonia fixa para contrato próprio e devolução dos ramais para a FPTI;
  • implementação do PIN (Personal Identification Number) para habilitação de chamadas telefônicas, garantindo maior segurança e auditabilidade ao serviço de telefonia fixa;
  • aquisição e instalação de novos servidores, para formação de novo cluster de virtualização;
  • aquisição de kits de webconferência para melhoria da infraestrutura de reuniões on-line;
  • desenvolvimento e implantação do Museu Digital, em parceria com a PROEX;
  • desenvolvimento e implantação do aplicativo Capi App, em parceria com a SECOM.

 
Normas, regulamentos e documentos de planejamento

Houve avanço normativo através dos diversos atos publicados acerca das atividades administradas pela PROAGI, que impactam diretamente no funcionamento da Instituição. O quadro a seguir traz alguns deles: 

Matéria

Instrução Normativa

Dosimetria de sanções administrativas

IN nº 2/2021/PROAGI

Monitoramento de câmeras

IN nº 1/2021/PROAGI

Serviço de impressão

Resolução nº 1/2020/CGTIC

Acesso aos recursos de TI

Resolução nº 4/2020/CGTIC

Compartilhamento de arquivos em nuvem

Resolução nº 3/2020/CGTIC

Correio eletrônico institucional

Resolução n° 5/2020/CGTIC

Telefonia fixa e móvel

Resolução n° 6/2020/CGTIC

Backup e guarda de dados digitais

Resolução nº 1/2021/CGD

Plano de Transformação Digital

PTD 2020-2022

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

PDTIC

Ações em andamento

A PROAGI solicitou à Superintendência de Patrimônio da União (SPU) a cessão de um terreno com área de 59.927m², localizado na Av. Carlos Gomes, em Foz do Iguaçu. Para o pleito, a equipe técnica da SECIC elaborou o plano de necessidades e o cronograma de implantação física do empreendimento. Outras tratativas para aprovação do pleito estão em andamento com a SPU.

A Pró-Reitoria segue, ainda, com diversas ações para consolidação da estrutura e melhoria no funcionamento das atividades de sua competência, tais como contratação de inspetores para melhoria do atendimento às atividades acadêmicas, novo desfazimento de bens móveis, baixa de bens não localizados ao longo dos últimos anos, estudos relacionados ao atendimento das demandas de transportes da UNILA, nova IN para uso do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), IN para licitações e compras diretas, continuidade da renovação do parque de TI, migração ao Sistema Integrado de Administração Patrimonial (SIADS), melhorias no sistema de segurança da Universidade, continuação do Plano de Transformação Digital, dentre inúmeras outras, visando ao aprimoramento contínuo.