Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Agenda da gestão da UNILA contou, nas últimas semanas, com visita à Unilab, cerimônias de Colação de Grau, participação na reunião do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, entre outras atividades.
publicado: 01/10/2025 18h22, última modificação: 01/10/2025 18h22

Visita à Unilab

A reitora Diana Araujo Pereira; a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Mayara Péres de Oliveira; e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Giuliano Derrosso, visitaram a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Durante as atividades, os gestores participaram de reuniões com o reitor e a vice-reitora da Unilab, e também com pró-reitores, buscando pontos de convergência que permitam avançar em propostas a serem apresentadas ao MEC. Na oportunidade, ocorreu a assinatura de um protocolo de intenções para estreitar ainda mais a cooperação entre as duas instituições.

Curso “Promotoras Legais Populares da Fronteira”

No dia 27 de setembro, a pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab, deu as boas-vindas aos participantes do curso de extensão “Promotoras Legais Populares da Fronteira”. A aula inaugural foi ministrada no Auditório Lélia Gonzalez (Campus Integração) pela advogada e presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR, María Cecilia Ferreira. A atividade teve como tema central "Violência contra a mulher e o avanço das políticas públicas para as mulheres no Paraná e no Brasil".

As promotoras legais populares da fronteira são mulheres que atuam na defesa de direitos e na luta contra a violência sofrida pelas mulheres. Entre suas ações estão apoiar, informar, acompanhar vítimas na rede de atendimento, orientar processos, promover campanhas educativas, fiscalizar o poder público, estimular e organizar ações educativas que orientem e informem as mulheres sobre seus direitos e os locais de apoio em caso de violência.

Colação de Grau

Nos dias 17 e 18 de setembro, a reitora Diana Araujo Pereira participou de cerimônias de Colação de Grau referentes ao primeiro semestre de 2025. Discentes dos quatro Institutos da UNILA celebraram a conclusão de seus cursos.

Visita da Unión Latinoamericana de Extensión Universitaria

A UNILA recebeu, no final de setembro, a visita de docentes vinculados à Unión Latinoamericana de Extensión Universitaria, acompanhados do diretor de Extensão da Universidad Privada del Este - Campus Presidente Franco (Paraguai). O encontro teve como objetivo fortalecer os vínculos institucionais e promover o intercâmbio de experiências em extensão universitária. O grupo foi recebido pela pró-reitora de Extensão, Andreia Moassab; pelo chefe do Departamento de Cultura, Luciano d’Miguel; e pelo coordenador de Extensão, Rogério Moreira.

Oficina Capes Global

A oficina Capes Global ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, nas instalações da Fiocruz (Rio de Janeiro/RJ). Participaram representantes das instituições associadas, entre elas UFPI, Ufopa, Unir, UNILA e UFMS, além de equipes técnicas e pró‑reitores de pesquisa e internacionalização. Representando a UNILA, estiveram presentes Laura Fortes, pró‑reitora de Pesquisa e Pós‑Graduação, e Liliane Jagnow, técnica da PRPPG.

Na abertura, foram apresentados a estrutura de gestão de internacionalização da Fiocruz e os objetivos e requisitos do edital Capes Global, com prazo de submissão até 30 de outubro. Os participantes trabalharam em grupos: pró‑reitores focaram em governança e orçamento; técnicos avançaram no preenchimento do diagnóstico no Sistema Capes, consolidando informações institucionais e mapeando parcerias em andamento e em prospecção.

As instituições compartilharam avanços e desafios na institucionalização da internacionalização, evidenciando a heterogeneidade entre as IES e a necessidade de padronizar fluxos e documentos para a elaboração da proposta da rede, estabelecendo uma governança que garanta a redução de assimetrias. O orçamento indicativo apresentado prevê teto anual de R$ 24,4 milhões para a rede, e a distribuição dos recursos ficará a cargo do Comitê Gestor, conforme regramentos do edital Capes Global. Ficou estabelecido em reunião que o CG deverá gerir editais gerais com recortes de ações afirmativas e destinar parte dos recursos a iniciativas estratégicas de redução de assimetrias.

A oficina enfatizou ações afirmativas e inclusão como pilares da proposta, com necessidade de assegurar representatividade de quilombolas, povos indígenas, pessoas com deficiência, pessoas negras e trans, além de diretrizes claras para heteroidentificação, seleção de bolsas e salvaguardas institucionais. Foram discutidas, ainda, formalizações com instituições não acadêmicas, mapeamento de polos de desenvolvimento, práticas de acolhimento (RU e alojamento) e a importância de registrar iniciativas ainda em estruturação para garantir visibilidade no Capes Global. Caso a proposta de rede seja aprovada, o Comitê Gestor propôs a organização de um seminário anual de balanço com indicadores de monitoramento da internacionalização.

Reunião do Copropi

Nos dias 11 e 12 de setembro, em Brasília/DF, o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Copropi) realizou uma reunião dedicada ao debate de temas estratégicos para a pós-graduação e a pesquisa no país. Participaram da plenária representantes das instituições federais de ensino superior, entre eles Laura Fortes, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA, que integrou as discussões ao longo dos dois dias.

Foram apresentados cenários de financiamento, normativas emergentes e encaminhamentos prioritários, com ênfase em interiorização, ações afirmativas, internacionalização e adequação de infraestrutura de pesquisa. Entre as principais deliberações está a criação de um grupo de trabalho voltado à interiorização e à solicitação de editais específicos para universidades interiorizadas e programas profissionais.

No campo de financiamento e programas, destacou-se o anúncio da Finep quanto ao lançamento próximo de uma carta-convite para manutenção corretiva e preventiva de equipamentos baseada na matriz OCC das IES. A Capes explicou as limitações decorrentes da aprovação tardia da LOA 2025, que afetou a liberação e execução orçamentária e condicionou a ampliação de bolsas à tramitação orçamentária no Congresso. Registrou-se que, embora a pós-graduação tenha sido incluída no Pnaes, não houve aumento de recursos, reforçando a necessidade de busca de fontes de fomento, especialmente direcionadas a ações afirmativas.

Com a presença de representantes do Concea, foi possível esclarecer dúvidas quanto às portarias sobre biotérios (incluindo prazos de adequação). O Sisgen e o Conep participaram apresentando o funcionamento de registros de pesquisa com foco na repartição de benefícios do patrimônio genético e do conhecimento tradicional. A participação da Capes foi relevante para esclarecer pontos relativos ao PNPG e para anunciar cronogramas importantes: edital APCN induzido previsto para dezembro e divulgação dos resultados da avaliação quadrienal (preliminar em janeiro de 2026; final em maio de 2026).

Além de participar ativamente da reunião do Copropi, a professora Laura Fortes representou a instituição em audiência na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, realizada no dia 12 de setembro, também em Brasília. Na ocasião, a pró-reitora apresentou propostas relacionadas à internacionalização dos cursos Pronera e encaminhou demandas da UNILA para análise e propostas de solução pela Sesu, considerando a matriz orçamentária do Ministério.