Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Confira algumas das ações desenvolvidas pela gestão da UNILA na última quinzena, com destaque para a participação em encontros nacionais de pró-reitores(as).
publicado: 11/12/2024 16h58, última modificação: 11/12/2024 17h47

Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Ifes

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, a secretária de Comunicação Social da UNILA, Michele Dacas, participou do Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino, que foi promovido pelo Ministério da Educação, em Brasília/DF.

Durante o evento, Michele integrou a mesa de debates intitulada “Desafios para uma comunicação que valorize o ensino superior público: propostas para fortalecer a conexão entre o MEC e as universidades”. Na ocasião, foram apresentadas diversas propostas para promover a cooperação entre as Ifes e o MEC na área da comunicação.

O Encontro também marcou a posse da nova diretoria do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes) e incluiu uma reunião de planejamento para as ações do Colégio em 2025.

Visita da UFS

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) recebeu, de 3 a 5 de dezembro, a visita de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, que vieram conhecer a experiência da UNILA com os estudantes internacionais, em especial com questões relativas à mobilidade acadêmica.

No primeiro dia de atividades, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre os serviços ofertados pela PRAE aos discentes estrangeiros. No dia seguinte, foi realizada uma visita às instalações da UNILA, com ênfase no Alojamento Estudantil. Já no terceiro dia de visita, os pesquisadores tiveram a oportunidade de entrevistar alguns estudantes internacionais da Universidade, para conhecerem a questão da mobilidade internacional a partir da percepção dos próprios discentes.

Homenagem a ex-diretor-geral da Unioeste

O vice-reitor Rodne de Oliveira Lima representou a UNILA na entrega do título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao professor Fernando José Martins, ex-diretor-geral da Unioeste. A solenidade foi realizada no dia 29 de novembro, na Câmara Municipal.

Reunião do Forproex-Sul

No dia 28 de novembro, a pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab, e o coordenador de Extensão, Rogério Motta, participaram da reunião do Forproex-Sul, realizada em Campinas/SP. Na ocasião, foram tratadas questões relativas à organização do SEURS 2025, que acontecerá em julho, na cidade catarinense de Lages.

A reunião integrou a programação do 54º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores(as) de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), que ocorreu na Unicamp, de 26 a 29 de novembro.

Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis 

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Geusina da Silva, e a coordenadora de Atenção ao Estudante e às Moradias, Ana Paula Oliveira Silva de Fernandez, participaram, de 26 a 29 de novembro, do 2º Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis (Fonaprace), realizado na UFAM, em Manaus/AM.

Durante o evento, foram promovidas discussões sobre a regulamentação da nova Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a avaliação do relatório da auditoria do TCU, os restaurantes universitários, a saúde estudantil, o perfil socioeconômico dos discentes, a diversidade estudantil e o orçamento Pnaes para 2025.

Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação 

De 12 a 14 de novembro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Laura Fortes, participou do 40º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), que ocorreu na UFMG. Com o tema “Assimetrias, desigualdades e complementaridades”, o evento debateu a necessidade de consolidação das políticas de pós-graduação no Brasil e de enfrentamento de desigualdades estruturais do sistema de pesquisa, pós-graduação e inovação no país. A atividade contou com a presença de autoridades da Capes, CNPq, Confap e Fórum de Pró-Reitores (Foprop).

Durante o encontro, também ocorreu a reunião do segmento da Regional Sul no âmbito do Foprop, para o qual a docente Laura Fortes foi indicada como coordenadora adjunta, assumindo a representação a partir do próximo ano, com o professor Paulo França (Univille). A docente também teve a oportunidade de indicar a UNILA como local do Encontro do Foprop Sul de 2025, proposta que foi aprovada.

Além da participação da UNILA nas palestras e oficinas, o evento foi um espaço para articulações importantes com a Capes, a fim de planejar, em parceria com a PRPPG e a PROGEPE, um curso de capacitação para secretários de programas de pós-graduação sobre os processos avaliativos do Coleta Capes. Outra articulação importante foi com a professora Cláudia Xavier, ex-pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, que apresentou palestra sobre desigualdade de gênero no âmbito da pós-graduação.

No âmbito da internacionalização, o professor Rui Oppermann, diretor de Internacionalização da Capes, apresentou o Programa Capes Global, que vem substituir o Programa Capes Print. A proposta é a construção de redes nacionais de instituições para a busca de redes internacionais estratégicas, visando o enfrentamento das assimetrias. Já o professor Antonio Gomes, diretor de Avaliação da Fundação, apresentou os novos parâmetros de avaliação da Capes, que buscam avaliações qualitativas, temáticas e interdisciplinares, e que considerem cada vez mais o impacto social. Quanto ao Quali Capes, o diretor esclareceu que os indicadores bibliométricos das revistas continuarão sendo utilizados, mas a diferença é que não serão rotuladas as revistas, mas sim os artigos. Também deverão ser incorporados dois critérios de avaliação: inclusão e equidade.

O evento abordou as assimetrias nas universidades em consolidação, destacando a importância de um planejamento estratégico para fortalecer programas de pós-graduação e pesquisa, além da proposição de políticas para criar redes que ajudem a consolidar instituições interiorizadas com sistemas de pós-graduação em desenvolvimento. Nesse sentido, a alta gestão também deve se envolver, realizando diagnósticos sobre o orçamento e a situação das universidades.

Seminário Internacional “Da Amazônia ao Capricórnio”

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Katia Punhagui, representou a UNILA no Seminário Internacional “Da Amazônia ao Capricórnio: da integração geopolítica à climática” realizado no Parque Nacional do Iguaçu, na terça-feira (10). Participaram do evento representantes de ministérios, de fundações de amparo à pesquisa científica e tecnológica, de universidades, de parques nacionais, do setor produtivo e da sociedade.