Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Atividades da Reitoria
conteúdo

Institucional

Atividades da Reitoria

Confira algumas das principais ações desenvolvidas pela gestão da UNILA entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro.
publicado: 01/11/2023 15h38, última modificação: 01/11/2023 15h40

41º SEURS

A equipe da PROEX acompanhou estudantes da UNILA em viagem a Ponta Grossa/PR, para participar do 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Durante o evento, realizado de 25 a 27 de outubro, foram apresentados trabalhos sobre os resultados das ações de extensão, projetando ainda mais o nome da UNILA no cenário extensionista. 

Semana do Servidor

Como parte da programação da Semana Integrada do Servidor Público, foi realizado, no dia 25 de outubro, um encontro das equipes de Comunicação da UNILA, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Foz do Iguaçu e do Instituto Federal do Paraná – Foz do Iguaçu. Na oportunidade, foram apresentados processos de gestão da comunicação nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e articuladas formas de cooperação e temáticas em comum na cidade de Foz do Iguaçu.

Roda de conversa com a FEESC

A reitora Diana Araujo Pereira participou, no dia 26 de outubro, no JU, de um encontro com Luiz Felipe Ferreira, diretor-presidente da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC), e João Hélio Martins, gerente de projetos da entidade. Estiveram presentes também representantes da PROINT, PROEX, PRPPG e NIT-UNILA. A FEESC é uma das fundações parceiras da UNILA.

Misión institucional internacional

El 30 de octubre, la rectora Diana Araujo Pereira y la pró-rectora de Relaciones Institucionales e Internacionales, Suellen Mayara Péres de Oliveira, estuvieron en su segunda misión institucional internacional, en Argentina. En la agenda, ellas se reunieron con el ministro de la Educación, Jaime Perczyk, y el secretario de Educación Superior, Oscar Alba.

Además, se reunieron con el rector de la Universidad Nacional de San Martin (UNSAM) para llevar a cabo, con la OEI Argentina y el apoyo de la Cancillería, un programa de formación innovador. Esta visita a Argentina fortalece la cooperación entre las dos universidades para el lanzamiento del Programa de Formación de Alto Nivel: Mercosur - Integración y Desarrollo, con doble titulación entre UNILA - UNSAM. "Con esta agenda internacional, la UNILA sigue uniendo esfuerzos por un Mercosur democrático y solidario", concluye la rectora. 

39º ENPROP

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA esteve presente no 39º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), realizado na UFPR, em Curitiba, de 30 de outubro a 1º de novembro. O evento promove, anualmente, a reunião de mais de 250 instituições, oportunizando encontros de segmentos do FOPROP, além da interlocução com palestrantes da Capes, da ANPG e de instituições internacionais.

Neste ano, com o tema “A ciência na reconstrução nacional: desafios da pesquisa e pós-graduação”, o ENPROP estimulou debates sobre pautas relevantes para as políticas de pesquisa e pós-graduação na UNILA, tais como: políticas de internacionalização, políticas de ações afirmativas, a nova proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), a importância da extensão, as políticas de fomento, tendências de inovação, o impacto social da pesquisa e da pós-graduação, entre outras. A abordagem dessas temáticas suscitaram reflexões e articulações imprescindíveis para tratar dos desafios compartilhados no âmbito das PRPPGs e, mais amplamente, do sistema de educação superior brasileiro como um todo.