Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Atividades da Reitoria
conteúdo

Institucional

Atividades da Reitoria

Gestão da UNILA desenvolveu diversas atividades entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. Confira.
publicado: 05/10/2023 19h01, última modificação: 05/10/2023 19h19

Parceria entre UNILA e PRF

Foi realizada no dia 28 de setembro, no Gabinete da Reitoria, uma reunião de alinhamento de propostas de cooperação entre a UNILA e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na oportunidade, os representantes da PRF apresentaram uma proposta de parceria educacional com a Universidade.

 

Reunião trimestral da PROPLAN

Na segunda-feira (2), a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) promoveu a reunião trimestral presencial de seus servidores para planejamento das atividades da macrounidade para os próximos meses. A ação aconteceu no Jardim Universitário.

 

Cooperação acadêmica entre a UNILA e a Universidade das Bahamas

A reitora Diana Araujo Pereira recebeu em seu gabinete, na segunda-feira (2), o professor da Universidade das Bahamas, Marky Jean-Pierre, e sua esposa, a pesquisadora e médica Laurephil. O encontro teve como pauta o fortalecimento do acordo de cooperação acadêmica entre a UNILA e a Universidade das Bahamas, além da aproximação ao Haiti.

 

Reunião aberta com estudantes

Já na terça-feira (3), a reitora Diana Araujo Pereira e representantes de todas as pró-reitorias participaram de uma reunião aberta com estudantes, no Campus Integração. Pensada como um mecanismo para a gestão estar cada vez mais próxima da comunidade discente, a atividade foi fundamental para sanar as dúvidas dos estudantes.

Entre as pautas levantadas, destacam-se o Restaurante Universitário (que começa a funcionar no PTI, no dia 23 de outubro), a implementação da Bolsa Integração, a revalidação de diplomas de estudantes internacionais, a segurança nas unidades da UNILA e a contratação de novos docentes para os cursos de Serviço Social e Geografia - Licenciatura.

A gestão da Universidade pretende expandir a iniciativa promovendo, mês a mês, reuniões abertas como essa. Ações de comunicação aberta, presenciais e de escuta com a comunidade discente são fundamentais para o esclarecimento das iniciativas da Reitoria, além de fortalecerem a participação e a democracia universitária.

 

Biologia sintética 

A equipe de biologia sintética “Syn Fronteras”, formada por estudantes de vários cursos da UNILA, apresentou à reitora Diana Araujo Pereira e ao vice-reitor Rodne de Oliveira Lima, na quarta-feira (4), o projeto desenvolvido por eles que trata da modificação genética de algas para acelerar a degradação de plásticos. No próximo mês, os discentes levarão a pesquisa a uma competição internacional, na França.

 

Diversidade na Universidade

Em conjunto com a PROGEPE, a Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) organizou a mesa “Diversidade na Universidade”, na quarta-feira (4), no PTI. Durante a ação, técnico-administrativos, estudantes e docentes que representam a diversidade da UNILA possibilitaram uma experiência mais imersiva e pessoal com os novos servidores que ingressaram na Universidade nesta semana.

Organizada com o apoio também do Núcleo de Acessibilidade, da Frente Trans da UNILA e do Coletivo dos Estudantes Indígenas, a mesa teve como objetivo proporcionar aos novos servidores um contato com a diversidade de atores que compõem a Universidade, pontuando suas especificidades e o que é feito na UNILA para a inclusão destes diferentes públicos.

Compuseram a mesa: Leonardo Silguero Pimentel (estudante de Relações Internacionais e pessoa com deficiência visual), Edrice Basil (estudante de Engenharia Física, membro da Associação dos Migrantes de Foz do Iguaçu, tutor dos discentes haitianos), Lurdiane Agostinho Rocha (estudante de Serviço Social, indígena do povo Tikuna e monitora de Bilinguismo), Julia Batista Alves (docente do Ciclo Comum de Estudos, vice-diretora do ILAACH, mãe, mulher preta e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos), Kiara Silva (estudante de Antropologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos) e Maitê Pastorini Camargo (estudante de História - Licenciatura, membro da Frente Trans Unileira e mulher trans).