Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Atividades da gestão
conteúdo

Institucional

Atividades da gestão

Confira algumas das ações desenvolvidas pela gestão da UNILA entre os dias 16 e 22 de fevereiro.
publicado: 22/02/2024 17h03, última modificação: 23/02/2024 08h43

Parceria entre a UNILA e o Memorial da América Latina

Representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) participaram, no dia 16 de fevereiro, de um encontro online com Paulo Lannes, gerente de comunicação do Memorial da América Latina. A reunião teve como principal objetivo a continuidade das tratativas para a celebração de um Acordo Marco entre a UNILA e o Memorial.

Foram discutidas as possibilidades de diversas ações de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio interinstitucional como fruto desse acordo, envolvendo, principalmente, editais para estudantes e pesquisadores(as) vinculados(as) a projetos, publicações conjuntas, grupos de pesquisa e articulações com os Programas de Pós-Graduação da UNILA.

Posse do reitor da Unioeste

Também no dia 16 de fevereiro, o vice-reitor da UNILA, Rodne de Oliveira Lima, esteve presente na cerimônia de recondução e posse do reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber, e seu vice-reitor, Gilmar Ribeiro de Mello. O evento foi realizado na Reitoria da Unioeste, em Cascavel.

Foto: UEL

Reunião com o reitor da Fundación Universitaria de Popayán

A reitora Diana Araujo Pereira; a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Mayara Péres de Oliveira; e a coordenadora de Relações Internacionais, Leila Yatim, participaram de uma reunião com o reitor da Fundación Universitaria de Popayán - FUP (Colômbia), Danilo Manziller Carmona, e com a diretora de Relações Internacionais da FUP, Sonia Gaviria. Durante o encontro – que aconteceu na terça-feira (20), na Reitoria da UNILA  foram avaliadas possibilidades de cooperação interinstitucional e assinado um protocolo de intenções.

Inauguração do Caminhão do HackaTruck

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UNILA), Daniel Nascimento, acompanhou, no dia 20 de fevereiro, a inauguração do Caminhão do HackaTruck. Participam do projeto a UNILA, a FPTI, a Unioeste e o IFPR. A cidade de Foz do Iguaçu foi uma das escolhidas entre as oito localidades que irão ofertar a capacitação em 2024.

Direcionado aos estudantes, o Hackatruck Makerspace é um projeto de capacitação profissional tecnológica itinerante, que roda o país desde 2015, e tem como proposta ensinar, com criatividade, técnicas para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e/ou soluções, utilizando as tecnologias mais atuais de linguagem de programação Swift, Internet das Coisas e serviços cognitivos em nuvem.

Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos

Na manhã desta quinta-feira (22), a reitora Diana Araujo Pereira participou da mesa de abertura da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, que está sendo realizada no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. A programação do evento segue até esta sexta (23), com transmissão ao vivo pelo canal da UNILA no YouTube.