Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Atividades da Reitoria
conteúdo

Institucional

Atividades da Reitoria

Diversas atividades foram desenvolvidas pela gestão da UNILA entre os dias 7 e 13 de novembro. Confira.
publicado: 16/11/2023 17h42, última modificação: 16/11/2023 17h46

Reunião no Parque Nacional do Iguaçu

No dia 13 de novembro, representantes da Reitoria da UNILA estiveram no Parque Nacional do Iguaçu para uma reunião com José Ulisses dos Santos, chefe do PNI. Entre os temas tratados no encontro estavam as pesquisas que a Universidade desenvolve dentro do Parque e a ampliação da cooperação entre as instituições. Na oportunidade, houve ainda uma visita ao acervo cultural da Escola Parque.

Prefeitura Universitária

A Reitoria esteve, no dia 13 de novembro, no Campus Integração, junto à comunidade acadêmica para uma reunião sobre a proposta de criação da Prefeitura Universitária, um novo órgão administrativo que visa integrar o planejamento e a gestão dos espaços da UNILA.

O projeto apresentado, que segue agora em consulta pública, foi elaborado a partir da participação da comunidade por meio de reuniões com os mais diversos setores da Universidade. "Ressaltamos a importância, neste processo, das negociações que a construção coletiva e participativa demandam", afirma a reitora Diana Araujo Pereira.

Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

A secretária de Comunicação Social da UNILA, Michele Dacas, participou do 8º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento foi realizado, de 8 a 11 de novembro, pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Diretoria Nacional do Cogecom, e teve como tema "Comunicação Pública e Cultura Científica: o papel das IFES". 

A primeira parte do Encontro, no dia 8, ocorreu no Campus Santo André da UFABC. Já a programação dos dias 9, 10 e 11 continuou no Campus São Carlos da UFSCar. A troca de experiências entre gestores e profissionais de comunicação aconteceu em quatro painéis, que tiveram como eixo central a atuação em rede para enfrentar desafios da comunicação.

Além do debate em torno da comunicação pública e da cultura científica, o evento sediou a assembleia geral do Cogecom para elaboração da Carta de Santo André e São Carlos e para eleição da nova diretoria para 2024. Na carta aprovada, o Colégio apresenta compromissos assumidos para o próximo ano, estabelecidos a partir das discussões realizadas ao longo do Encontro e reafirma sua luta pela autonomia universitária e pela comunicação pública. Acesse o documento na íntegra.

Encontro da Socine

A chefe de Gabinete, Senilde Alcantara Guanaes, participou da abertura do 26º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). O evento aconteceu na UNILA - Jardim Universitário, entre os dias 7 e 10 de novembro, e marcou os dez anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade.