Institucional
Boletim da Gestão
1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas
A reitora Diana Araujo Pereira participou do 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas, que foi realizado pela Itaipu Binacional, no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho). O evento contou com painéis temáticos dedicados a debater o combate ao machismo, à misoginia e ao racismo e, sobretudo, a necessidade de integração entre mulheres de diferentes raças, origens e condições sociais, numa perspectiva interseccional.
Também estiveram presentes no evento diversas autoridades como a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; a deputada estadual Cloara Pinheiro; a ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves; a vice-ministra da Mulher do Paraguai, Melissa Lacasa; a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galende; e a conselheira de Itaipu e ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck. Na oportunidade, elas foram presenteadas pela reitora com livros da EDUNILA.
Na mesma data, a reitora Diana Araujo Pereira e a chefe de Gabinete, Senilde Guanaes, participaram de um almoço com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e ministras.
Reunião com o PTI
A Reitoria da UNILA reuniu-se, no dia 26 de julho, com o diretor do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Irineu Mario Colombo, e a assessora Andréa Pavei Schmoeller. O encontro teve como objetivo a aproximação entre as duas instituições e a retomada do diálogo para futuras parcerias.
Visita técnica ao Campus Integração
No dia 26 de julho, a reitora Diana Araujo Pereira realizou uma visita à obra do Bloco de Aulas 2, do Campus Integração. Ela foi acompanhada pela chefe de Gabinete, professora Senilde Guanaes; pelo secretário de Implantação do Campus, professor Ivan Araujo; pelo coordenador de Obras, professor Guillermo Díaz, e pela equipe da Secretaria de Implantação do Campus (SECIC). Na sequência, os servidores da SECIC tiveram a oportunidade de conversar com a reitora e a chefe de Gabinete sobre assuntos relacionados à infraestrutura da UNILA.
Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
O vice-reitor Rodne de Oliveira Lima compôs a mesa de honra da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceu na última quinta-feira (27). A UNILA tem representação no Conselho, com atuação da professora Silvia Zimmermann, do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, como titular, e da discente do curso de Geografia Shirley Barros Felippe, como suplente.
A participação da Universidade no Conselho motivou o registro do projeto de extensão “Empoderamento e construção de capacidades estatais para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) em Foz do Iguaçu”, coordenado pela professora Silvia e com participação de estudantes e técnico-administrativos que desenvolveram a metodologia para o levantamento das propostas nas pré-conferências que ocorreram por todo município de Foz. A ação realizou, também, a sistematização dessas propostas que foram votadas/eleitas durante a Conferência, para fazerem parte de políticas públicas e das metas e ações do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Município, no próximo biênio. Agora, elas serão levadas às conferências regional, estadual e nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Reunião da SBPC e Sessão Ordinária da Andifes
Já na sexta-feira (28), a reitora Diana Araujo Pereira marcou presença na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Esta edição do maior evento científico da América Latina teve como sede a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR, e contou com um estande organizado pela UNILA que desenvolveu ações com foco no incentivo ao contato de alunos do ensino fundamental, médio e técnico com o conhecimento científico.
4º Festival Peruano
Para fechar a semana, no sábado (29), a reitora esteve presente no 4º Festival Peruano – "Todas las sangres", realizado no Campus Integração. Com uma programação que contou com danças, artesanato, gastronomia e música, a celebração visou destacar e exaltar a riqueza da cultura peruana, promovendo, assim, a diversidade e o intercâmbio cultural.