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Institucional

Um ano de grandes desafios

2020 foi um ano de muitos desafios e também de avanços em tecnologia da informação para a Universidade.
publicado: 09/01/2021 08h24, última modificação: 09/01/2021 08h26

O ano de 2020 foi bastante desafiador para toda a Universidade. A pandemia de COVID19 obrigou a UNILA a realizar as suas atividades remotamente, do dia para a noite, praticamente 1000 servidores estavam trabalhando de casa. Tudo isso foi possível graças a algumas ações implementadas em 2020, mas também ações que foram sendo realizadas ao longo dos anos e que contribuíram para tornar o trabalho remoto possível, entre elas, a implantação do processo eletrônico, em 2019.

Em 2020 foram diversas frentes de trabalho, desde aquisição de equipamentos, computadores, implantação de rede, governança, até as ações específicas que surgiram em função do ensino remoto emergencial. Abaixo são listadas as principais entregas realizadas no ano:

  • Implantação da plataforma de computação em nuvem GSuite for Education: foram habilitados os serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos (Drive), edição de documentos on-line (Docs), webconferência (Meet), formulários (Forms), agenda, entre outros. Essa ação contribuiu para facilitar o trabalho colaborativo dos servidores e foi substancial para as atividades de ensino remoto, atendendo a resolução da Universidade e permitindo que professores pudessem gravar as aulas e disponibilizar aos estudantes de forma assíncrona;

  • Cinco normativas de uso dos serviços de TIC aprovadas: (1) Política de Impressão; (2) Credenciais de Acesso; (3) Armazenamento de Arquivos; (4) Correio Eletrônico; e (5) Telefonia Fixa e Móvel. Especialmente sobre a política de impressão, foram definidas cotas por macro-unidade, e negociada a redução de 23% do contrato vigente, o que deverá se refletir em uma economia proporcional até o final do contrato;

  • Implantada a rede lógica do alojamento estudantil;

  • Migração da telefonia fixa para contrato próprio e devolução dos ramais para a Fundação Parque Tecnológico Itaipu;

  • Implementação do PIN para habilitação de chamadas telefônicas, garantindo maior segurança e auditabilidade ao serviço;

  • Instalação dos novos servidores adquiridos em 2019 e que formaram o novo cluster de virtualização;

  • Elaborado o Plano de Transformação Digital;

  • Realizada nova contratação da rede MPLS;

  • Realizado registro de preço de computadores, notebooks e monitores;

  • Adquiridos 10 kits de web conferência para melhorar a infraestrutura de reuniões on-line;

  • Conexão do SIPAC ao barramento do processo eletrônico nacional;

  • Mais de 20 solicitações de mudança desenvolvidas no SIG;

  • Implantação do Moodle para ensino remoto emergencial ;

  • Adequação do SIGAA para o calendário suplementar e ensino remoto emergencial;

  • Publicação do portal de Dados abertos;

  • Implantação do aplicativo de notificações CapiApp;

  • Realizada a capacitação de 17 servidores da CTIC, em diferentes cursos: Gestão de Continuidade de Negócio, Virtualização de Servidores, Gestão de Riscos de TI, Tratamento de Incidentes de Segurança, Gerenciamento de Serviços de TI e Plano de Contratações Públicas.

Nesse processo todo, destaca-se o papel fundamental da equipe, mesmo ela se adatando ao trabalho remoto, pode continuar seguindo a risca o seu planejamento, sem deixar de estar atenta às necessidades que surgiram em função da paralização das atividades presenciais.