Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura – PROAGI > Tecnologia da Informação – CTIC > Notícias > Redecomep leva conexão de alto desempenho para unidades da UNILA
conteúdo

Institucional

Redecomep leva conexão de alto desempenho para unidades da UNILA

Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) irá possibilitar conexão de alto desempenho entre as unidades da UNILA. Iniciativa pode viabilizar novas aplicações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e garantir serviços avançados de Tecnologia da Informação e Comunicação.
publicado: 03/12/2022 21h08, última modificação: 03/12/2022 21h09

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), concluiu a implantação da primeira fase da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa - REDECOMEP em Foz do Iguaçu. A REDECOMEP é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio da RNP, que tem por objetivo a implantação de redes de alta velocidade, conectando instituições de ensino e pesquisa em regiões metropolitanas e cidades do interior com duas ou mais instituições federais de ensino e pesquisa. No Paraná, a REDECOMEP já está presente nas cidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. 

Em Foz do Iguaçu, a REDECOMEP interliga a UNILA, IFPR, UNIOESTE e PTI com infraestrutura que soma mais de 50 km de fibra óptica a uma taxa de transmissão de dados de até 10Gbps. A título de exemplo, a rede atual que interliga as unidades da UNILA tem taxa de transmissão de 1 Gbps, 10 vezes menor.

Mapa de abrangência da Redecomep, interlingando unidades da UNILA, IFPR, Unioeste e PTI

A principal vantagem da rede é prover conexão de alto desempenho que poderá viabilizar novas aplicações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de garantir o funcionamento de serviços avançados de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o chefe da Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia, Eliézer de Siqueira, que atua como coordenador técnico da REDECOMEP de Foz, a UNILA foi a primeira instituição a fazer a ativação do circuito e já vem utilizando a rede em ambiente de produção desde o mês de outubro. Segundo o servidor, por ser um circuito fechado, a topologia da nova rede fornece redundância na comunicação para a maioria das unidades conectadas. Em caso de falha de equipamentos ou rompimento em algum ponto da rede, ela tem condição de encontrar um caminho alternativo e manter a conexão e os serviços de TIC funcionando. 

Além das vantagens citadas, a REDECOMEP proporcionará uma economia de até 40 mil reais ao ano para a UNILA, que não precisará mais contratar serviço de fornecimento de link de conexão entre suas seis unidades. 

Está previsto para a próxima fase do projeto, a contratação, por parte da RNP, de um novo link de conexão de internet, que proverá para os participantes da rede um serviço com velocidade de até 10Gbps. O link atual utilizado pela UNILA e fornecido pela RNP é de 1Gbps, que é também compartilhado com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Mais informações sobre a REDECOMEP podem ser encontradas em: https://www.rnp.br/sistema-rnp/redecomep.