Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura – PROAGI > Tecnologia da Informação – CTIC > Notícias > Aprovados Plano Estratégico e Diretor de TIC para o período de 2022 à 2024
conteúdo

Institucional

Aprovados Plano Estratégico e Diretor de TIC para o período de 2022 à 2024

Os planos delineiam a estratégia digital da UNILA para os próximos três anos e foram aprovados pelo Comitê de Governança Digital
publicado: 07/05/2022 10h58, última modificação: 17/05/2022 10h33

Foram aprovados no mês de abril pelo Comitê de Governança Digital (CGD), os Planos Estratégico e Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC e PDTIC), para o período de 2022 a 2024. Os planos fazem parte da estratégia digital da UNILA para os próximos três anos, e são obrigatórios para todos os integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (SISP), do Governo Federal, conforme determina o Decreto 10.332/2020.

O PETIC, documento estratégico e complementar ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), alinha os objetivos estratégicos de tecnologia da informação aos objetivos institucionais, e tem a finalidade de servir de instrumento de avaliação, monitoramento e direcionamento da TI pela alta administração, além de estar alinhado para o atendimento dos indicadores definidos pelo TCU no levantamento anual de Governança e Gestão Pública.

O PDTIC, documento de nível tático, é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação da instituição para um determinado período. Ainda, pela IN 01/2019/SGD/ME, de 04 de abril de 2019, é obrigatório para toda a contratação/aquisição de recursos de TIC, o alinhamento ao PDTIC, cujas necessidades estão em conformidade com o planejamento estratégico da instituição e legislações vigentes.

Para a elaboração dos documentos, foram consideradas as orientações dispostas na Estratégia de Governo Digital (Decreto 10.332/2020), na Plataforma de Cidadania Digital (Decreto 8.939), no Plano Plurianual (2020-2023), na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital - E-Digital (Decreto 9.319/2018), na Portaria Nº 778/2019/SGD e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UNILA 2019-2023).

Conforme os documentos, são objetivos estratégicos e plano de metas para o período:

Perspectiva

Objetivo Estratégico de TIC

Indicador de Resultado

Metas

2022

2023

2024

Resultados

1 Oferecer uma melhor  experiência aos usuários dos serviços de tecnologia da informação

Índice de satisfação do usuário

75% 

80%

85%

2 Oferecer serviços digitais de valor para a estratégia institucional

Percentual de serviços com canais totalmente digitais publicados no portal gov.br

20%

50%

90%

Percentual de processos críticos cobertos por sistema informatizado

70%

80%

90%

Conjuntos de dados disponíveis para cálculo dos indicadores institucionais

5

10

15

Processos Internos

3 Aprimorar a gestão de segurança dos serviços de tecnologia da informação

Índice de conformidade dos controles de segurança aplicáveis

30%

45%

55%

Índice de adequação das normas de TI à Política de Segurança da Informação (POSIN)

50%

70%

90%

4 Aprimorar a gestão de serviços de tecnologia da informação

Coeficiente de  conformidade do Acordo de Nível de Serviço (ANS)

0,54

0,63

0,75

Percentual de solicitações de mudança de software em conformidade com critérios de seleção e priorização do CGD

70%

80%

90%

5 Aprimorar a gestão de projetos de tecnologia da informação

Percentual de solicitações de mudança de software urgentes

30%

20%

10%

Aprendizagem e Crescimento

6 Aprimorar a arquitetura e a capacidade dos serviços de tecnologia da informação

Índice de conformidade de execução das ações planejadas para o ano no PDTIC

80%

85%

85%

Índice de conformidade do planejamento de TI

80%

85%

90%

Taxa de renovação dos componentes da infraestrutura de TIC

8%

8%

8%

Índice de serviços em ambiente de computação em nuvem

0%

15%

30%

7 Desenvolver as competências da equipe

Índice de execução do plano anual de capacitação de TI

40%

50%

60%

Os planos, como instrumentos da governança de TIC, ampliam a participação da comunidade, com a disponibilização de serviços de melhor qualidade, com transparência e monitoramento dos resultados de TIC.

Os documentos podem ser acessados em:

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação - 2022 - 2024

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - 2022 - 2024