Secretaria
1) Discente com problemas no auto cadastro do SIG
Muitas vezes os discentes podem enfrentar certa dificuldade ao primeiro contato com o SIG.
É importante ressaltar que os dados informados no ato da matrícula devem ser o mesmo a ser informados no momento de auto cadastro no SIG.
Para realizar este procedimento o discente vai acessar: sig.unila.edu.br/sigaa
Ele terá a seguinte tela disponível, e o mesmo deverá clicar no link em destaque. Após realizar o passo supracitado, o discente deverá realizar de fato seu auto cadastro na tela que se apresenta ao mesmo. Após o cadastro é só confirmá-lo clicando no link enviado ao email cadastrado.
Se após clicar no botão para cadastrar não obtivemos a mensagem: “Cadastro realizado com sucesso” . Devem ser feitas as seguintes observâncias: O documento informado está correto? O nome está sem abreviações, respeitando a ordem nome e depois sobrenome? O email informado confere com o informado na caixa de confirmação de email? É de suma importância ler o que diz a mensagem de erro, ela é o norte para sabermos onde está o problema.
Se mesmo após todas a verificações, constatar-se que as informações prestadas estão corretas, e o sistema não permite efetuar o cadastro, é preciso verificar junto a secretaria acadêmica os dados acadêmicos que estão no sistema, os quais foram inseridos no ato de matrícula.
2) Como consultar e alterar os dados dos discentes
Neste caminho é possível consultar os dados que foram informados no ato da matrícula.
Já para realizar a atualização dos dados, o caminho a ser seguido: Módulo Graduação > Alunos > Atualizar dados pessoais do discente
Caso você receba a mensagem de erro que “não possui permissão de acesso”, ou o módulo esteja indisponível para acesso (na cor cinza), favor entrar em contato com os gestores de permissão do módulo. Os gestores de permissão são os servidores Aroldo da Silva Tavares e Alexandre da Paz (PROGRAD).
3) Discente esqueceu informações de acesso (login e senha)
Para recuperar o login ou senha de acesso ao sistema é muito simples, basta clicar no link em destaque que represente sua demanda. E informar os dados solicitados, tais como login e email cadastrado.
4) Email do discente informado para recuperação de senha não confere
No momento de solicitar recuperação de senha ou login, o discente precisa informar o email que foi cadastrado no SIG, e em alguns casos os discentes confundem o email cadastrado para utilização do SIG com o email institucional, fato este que gera mensagens de erro como “Nenhum usuário encontrado com esse e-mail” ou “E-Mail do usuário não coincide com o cadastrado na base de dados. Por favor, contacte o suporte”.
Para verificar qual o email cadastrado pelo discente, será preciso acessar o SIGAdmin.
Após o acesso ao SIGAdmin. O caminho será: Usuários > Consultar Usuários. Assim será possível visualizar se o discente já possui um cadastro no sistema, e qual o email cadastrado.
5) Problemas em acessar os cursos de extensão
Os cursos de extensão são oferecidos a toda comunidade acadêmica e também a comunidade externa. Para acessar o sistema de extensão é preciso realizar um cadastro de usuário. O qual não possui ligação com o cadastro de usuário convencional do SIG.
Para realizar o cadastro será preciso acessar: sig.unila.edu.br/sigaa/public e clicar no link “Extensão” disponível no menu no canto esquerdo.
O segundo passo é clicar no link “Acesso à área de Inscritos em Cursos e Eventos”.
Por fim selecionar a opção “Não possuo cadastro”, assim como podemos ver em destaque no anexo.
Para realizar o primeiro acesso ao sistema será necessário confirmar o cadastro clicando no link disponível na mensagem encaminhada para o email cadastrado.
Para acessar o sistema é somente repetir os passos 1 e 2, citados acima, após isso é só informar o email e senha cadastrados.