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Formalização da Demanda

publicado 16/11/2022 22h02, última modificação 11/03/2024 09h27
Procedimentos para iniciar a instrução do processo de compras. A demanda deve ser formalizada em dois momentos, o primeiro no Plano Anual de Contratações e o segundo na abertura do processo.

Documento de Formalização da Demanda (DFD) e Documento de Oficialização da Demanda (DOD)

A demanda deve ser formalizada em dois momentos, o primeiro no Plano Anual de Contratações (registrando o DFD) e o segundo na abertura do processo (cadastrando o DOD).

 

DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA - DFD

Anualmente a unidade precisa cadastrar o Documento de Formalização da Demanda para o planejamento anual das contratações. O sistema PGC é uma ferramenta eletrônica que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar no exercício subsequente, acompanhadas dos respectivos Estudos preliminares e Gerenciamento de riscos.

A ferramenta permite a elaboração do Plano Anual de Contratações, por meio de módulos de preenchimento simplificado, estruturando as informações relativas ao planejamento das contratações públicas dos órgãos ou entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Diante disso, é solicitado que as áreas demandantes fiquem atentas para que, em caso de necessidade, respeitem o período mencionado acima para as alterações no PGC da UNILA.

 

Manuais:

DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DA DEMANDA - DOD

É o documento que dá o início a contratação, nele a área demandante deverá inserir as informações preliminares da aquisição/contratação, indicar equipe de planejamento da contratação, análise quanto ao alinhamento estratégico da contratação ao PDI, dentre outras.
 

Orientações gerais:

  • O processo tem início com o envio do Documento de Oficialização da Demanda (DOD) ao setor de Compras da Universidade;

  • Todas as demandas de aquisições/contratações devem ter sido informadas pelos setores da universidade ao setor de compras para o preenchimento do Plano Anual de Contratações, no ano anterior ao da contratação/aquisição;

  • Nos casos em que a contratação/aquisição não estiver cadastrada no PAC/PGC, a unidade deverá solicitar a inclusão acompanhada da devida justificativa da ausência, cabendo à CCCL realizar a análise das necessidades apresentadas e, caso aprovadas, encaminhará ao Setor de Compras de forma a incorporar no Plano Anual de Contratações.

 
Após autuação do processo a unidade de compras fará no Documento denominado "Termo de Abertura" as orientações de instrução processual de forma detalhada.
 

Orientações:

Para cadastrar o DOD no SIPAC a unidade deverá criar novo documento, escolher o tipo de documento "Documento de Oficialização da Demanda - Compras" e selecionar carregar modelo.

 Passo a passo para cadastrar o DOD

Coordenadoria de Compras,  Contratos e Licitações
+ 55 (45) 3522 9734