Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA recebe o 2º Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

UNILA recebe o 2º Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Com a temática “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual", evento acontece entre 25 a 28 de setembro
publicado: 21/09/2018 00h00, última modificação: 21/01/2019 11h54

Será realizado na UNILA, de 25 a 28 de setembro, o 2º Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura (SEMLACULT), com a temática “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual”. O evento é promovido em parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). As inscrições ainda podem ser feitas na modalidade de ouvintes. As atividades acontecerão na unidade Jardim Universitário (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000).

O propósito do evento é “incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas e sociais, mais precisamente no campo dos estudos em cultura na América Latina, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual”. O objetivo central da segunda edição do SEMLACULT é “contribuir para a percepção e aprofundamento das questões sobre a multiculturalidade nos processos de integração entre os países da América Latina, considerando a diversidade cultural e social dos grupos étnicos da região”.

O evento contará com importantes convidados brasileiros e de outros países, a exemplo de Kanavillil Rajagopalan, professor titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que proferirá a conferência de abertura “Política linguística e a Integração dos Povos”; Lindomar Albuquerque (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP), que ministrará a Conferência Especial “Fronteiras, mobilidades e identidades”; e Karina Bidaseca, da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), que estará à frente da Conferência de Encerramento: “La amnesia del Imperio. Para una nueva poética de la Relación”.

A programação prevê um fórum pré-evento, mesas-redondas, simpósios temáticos, palestras, minicursos, lançamentos e atividades culturais. O evento pretende fomentar espaços de discussão e de intercâmbio das produções acadêmicas e culturais produzidas pelos docentes, discentes, pesquisadores e outras pessoas interessadas no tema. A primeira edição do SEMLACULT também aconteceu na UNILA, em 2017.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.