Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Eleitoral restabelece cronograma da consulta para Reitoria

Comissão Eleitoral restabelece cronograma da consulta para Reitoria

Comunidade acadêmica participa da votação no dia 24 de outubro, pelo sistema SIG Eleição
publicado: 14/09/2018 00h00, última modificação: 21/01/2019 11h52

A Comissão Eleitoral Central publicou, no dia 6 de setembro, Edital que restabelece o cronograma e complementa as normas que regem o processo de Consulta Pública para escolha de reitor e vice-reitor da UNILA.

O Edital estabelece que sejam retomados os procedimentos para a consulta pública, que havia sido suspensa no dia 21 de agosto, sem prejuízo das etapas já realizadas até então. A votação - por parte da comunidade acadêmica - será realizada no dia 24 de outubro, das 8h às 23h, pelo sistema SIG Eleição. Participarão da consulta docentes, discentes e técnico-administrativos da UNILA.

O Edital também normatiza, de acordo com Resolução CONSUN N° 27/2018, os afastamentos de cargos de gestão para os candidatos estarem aptos a concorrer ao pleito.

A Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral foi recomposta durante a 31° Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN), realizada em 31 de agosto. É atribuição da Comissão organizar a consulta à comunidade, organizar e disciplinar os debates entre candidatos e encaminhar os resultados da consulta à comunidade e ao CONSUN, entre outras competências.

Integram a Comissão os seguintes membros: Fernando Zanella (presidente); Gabriel Ferrão Moreira (secretário); Luciano Lapas; Lucas Mesquita; Jhonny Octavio Obando; Maria Macedo; Eduardo Pintor; e os suplentes Walber Braga; Rodrigo Medeiros Silva; Maria Alejandra Nicolas; Márcia Becker; Newton Chavez; Matheus Domingues; e Ana Paula Fernandez.

O processo

O processo de composição da lista tríplice de nomes de candidatos a reitor e vice-reitor a ser enviada ao MEC envolve a consulta à comunidade universitária e posterior eleição no CONSUN, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Lei n˚ 5540/68, Lei 9.192/95, Decreto 1.916/1996 da Presidência da República, Nota técnica 437/2011 CGLNES/GAB/SESu/MEC, Regimento Geral da UNILA e Resolução do CONSUN nº 03/2018.

Todas as normas, editais e outros documentos referentes à consulta estão disponíveis na página da Comissão. No mesmo endereço, será divulgada, até o dia 19 de setembro, a lista de eleitores aptos a votar na consulta pública.