Institucional
Comissão Eleitoral restabelece cronograma da consulta para Reitoria
A Comissão Eleitoral Central publicou, no dia 6 de setembro, Edital que restabelece o cronograma e complementa as normas que regem o processo de Consulta Pública para escolha de reitor e vice-reitor da UNILA.
O Edital estabelece que sejam retomados os procedimentos para a consulta pública, que havia sido suspensa no dia 21 de agosto, sem prejuízo das etapas já realizadas até então. A votação - por parte da comunidade acadêmica - será realizada no dia 24 de outubro, das 8h às 23h, pelo sistema SIG Eleição. Participarão da consulta docentes, discentes e técnico-administrativos da UNILA.
O Edital também normatiza, de acordo com Resolução CONSUN N° 27/2018, os afastamentos de cargos de gestão para os candidatos estarem aptos a concorrer ao pleito.
A Comissão Eleitoral
A Comissão Eleitoral foi recomposta durante a 31° Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN), realizada em 31 de agosto. É atribuição da Comissão organizar a consulta à comunidade, organizar e disciplinar os debates entre candidatos e encaminhar os resultados da consulta à comunidade e ao CONSUN, entre outras competências.
Integram a Comissão os seguintes membros: Fernando Zanella (presidente); Gabriel Ferrão Moreira (secretário); Luciano Lapas; Lucas Mesquita; Jhonny Octavio Obando; Maria Macedo; Eduardo Pintor; e os suplentes Walber Braga; Rodrigo Medeiros Silva; Maria Alejandra Nicolas; Márcia Becker; Newton Chavez; Matheus Domingues; e Ana Paula Fernandez.
O processo
O processo de composição da lista tríplice de nomes de candidatos a reitor e vice-reitor a ser enviada ao MEC envolve a consulta à comunidade universitária e posterior eleição no CONSUN, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Lei n˚ 5540/68, Lei 9.192/95, Decreto 1.916/1996 da Presidência da República, Nota técnica 437/2011 CGLNES/GAB/SESu/MEC, Regimento Geral da UNILA e Resolução do CONSUN nº 03/2018.
Todas as normas, editais e outros documentos referentes à consulta estão disponíveis na página da Comissão. No mesmo endereço, será divulgada, até o dia 19 de setembro, a lista de eleitores aptos a votar na consulta pública.