Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obras do Campus Niemeyer terão investimentos de R$ 600 milhões

Obras do Campus Niemeyer terão investimentos de R$ 600 milhões

O protocolo de intenções entre UNILA, Ministério da Educação e Itaipu Binacional será assinado durante a solenidade de posse da reitora Diana Araujo Pereira
publicado: 03/07/2023 17h46, última modificação: 05/07/2023 13h19

UNILA, Ministério da Educação e Itaipu Binacional assinam, nesta terça-feira (4), um protocolo de intenções para a retomada das obras do Campus Niemeyer. O documento será assinado durante a solenidade de posse da nova reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira. São esperados cerca de 2 mil convidados para a cerimônia, que poderá ser acompanhada pelo canal da UNILA no YouTube, a partir das 17h.

Na retomada da obra, serão investidos R$ 600 milhões provenientes dos caixas da Itaipu Binacional. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de três anos. O campus da universidade é o último projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em dezembro de 2012. O projeto foi doado pela Itaipu, que também doou o terreno onde está sendo erguida a obra.

Iniciadas em julho de 2011, as obras estão paralisadas desde junho de 2014, quando o consórcio Mendes Júnior-Schahin abandonou a construção, alegando desequilíbrio econômico-financeiro em razão do aumento de custos originados por divergências e incompatibilidades no projeto e a necessidade de alteração nas fundações do prédio de aulas e restaurante, após a descoberta de falhas geológicas. Além de romper o contrato, o consórcio recorreu à Justiça Federal solicitando a rescisão formal e o pagamento dos valores solicitados como aditivo contratual e negados pela UNILA.

A Universidade também recorreu à Justiça em razão do rompimento unilateral do contrato, solicitando o ressarcimento de valores gastos com a locação de imóveis para abrigar suas atividades e, ainda, a aplicação de multas pelo atraso na entrega da obra – o prazo para a construção era de 123 meses, com entrega prevista para maio de 2013. As ações ainda tramitam na Justiça.

Inicialmente, a UNILA pretendia contratar, em 2016, uma empresa para a execução da retomada das obras estruturais já iniciadas, que também englobavam as obras protetivas. Em agosto, após finalizar o edital de licitação e submeter o processo para autorização da despesa, não houve liberação dos recursos necessários por parte do MEC, o que inviabilizou a continuidade da contratação prevista. O edital foi refeito, prevendo apenas as obras de proteção.

Em janeiro de 2017, foram realizadas obras de proteção das estruturas do campus, como a instalação de complementos de estruturas em concreto armado, finalização do subsolo do edifício central, serviços de terraplanagem e drenagem geral com o objetivo de evitar a deterioração do que já está construído.

A obra

- Espaços