Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diana Araujo Pereira toma posse nesta terça-feira (4), em evento com a presença do presidente Lula

Na mesma solenidade, será anunciada a retomada das obras do campus da UNILA
publicado: 03/07/2023 15h44, última modificação: 03/07/2023 18h00

A reitora Diana Araujo Pereira e o vice-reitor Rodne Lima tomam posse nesta terça-feira (4), em um evento conjunto com o Governo Federal/Ministério da Educação e a Itaipu Binacional. A solenidade contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. Na mesma oportunidade, será realizada a assinatura do protocolo de intenções para a retomada da construção do campus Niemeyer.

Para a solenidade, são esperadas duas mil pessoas, entre comunidade acadêmica da UNILA, movimentos sociais e outros convidados. A população poderá acompanhar a cerimônia por streaming, no canal do YouTube da UNILA.

Currículo

Professora da UNILA desde 2010, Diana integra o grupo dos primeiros docentes da instituição e, ao ingressar na Universidade, colaborou para a criação dos primeiros cursos de graduação. Ela é professora e coordenava o curso de Mediação Cultural, Artes e Letras e o mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Em 13 anos de atividade, esta é a segunda gestão da UNILA eleita pela comunidade universitária e Diana é a primeira reitora da instituição. Dentre os desafios de sua gestão, ela considera de grande importância a retomada das obras do Campus Niemeyer, porém, não de forma integral como prevê o projeto inicial, mas com adaptações necessárias para melhorar a funcionalidade do prédio – que é considerado um monumento para a cidade – e, assim, diminuir o seu custeio.

Outras prioridades da gestão

Diana elenca, entre as prioridades da sua gestão, o atendimento às demandas estudantis relacionadas à segurança alimentar e à construção de um restaurante universitário. Outro investimento que ela considera necessário é intensificar os esforços para atrair novos ingressantes nos cursos de graduação a partir de processo seletivo mais facilitados para a comunidade local  denominado de Chamadão  para ocupação de vagas em 25 cursos, cuja seleção está com inscrições abertas até o dia 9 de julho.

E para investir na aproximação da Universidade com a comunidade, Diana aposta em ações de extensão de forma programada e permanente, além de participação ativas em Comitês e Audiências Públicas, feiras e outros eventos na região. Além de a UNILA promover mais ações culturais na cidade, a ideia é intensificar o entrosamento e o diálogo com a região em frentes consideradas prioritárias, seja na relação cultural, mas também com ações na área de saúde, o que envolve a futura gestão do Hospital Universitário.