Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca | BIUNILA > Repositório Institucional
conteúdo

Repositório Institucional

publicado 11/01/2019 22h05, última modificação 11/01/2019 23h58
Serviço de informação digital, a qual visa reunir, arma­zenar, orga­nizar, preservar, recuperar e, sobre­tudo, promover a disseminação da produção intelectual ou cien­tífica pela comunidade acadêmica da UNILA.

O Repositório Institucional da UNILA (RI-UNILA) é o serviço de informação digital, a qual visa reunir, arma­zenar, orga­nizar, preservar, recuperar e, sobre­tudo, promover a disseminação da produção intelectual ou cien­tífica pela comunidade acadêmica da UNILA, em conformidade com o Movimento do Acesso Aberto.

A UNILA instituiu o Repositório Institucional por meio da, Portaria UNILA nº 0144 de março de 2017.

 

Para acessar o repositório o endereço eletrônico: dspace.unila.edu.br

 

O repositório possui os seguintes objetivos:

* Acessibilidade. Contribuir o acesso livre as informações produzidas no âmbito da universidade e voltadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

* Gerenciamento. Facilitar a gestão da informação em meio digital, reunindo num único local à produção intelectual da universidade.

* Preservação. Preservar a memória institucional, por meio do armazenamento de longo prazo de documentos digitais completos.

* Visibilidade. Ampliar a visibilidade e uso da produção intelectual desenvolvida na universidade.


Cadastro no RI-UNILA

 

a) Tipos de documentos em formato digital:


1. Artigos publicados em periódicos e/ou eventos(".pdf")
2. Multimídias: áudio (''.mp3) e vídeo (".mp4")
3. Partituras (".jpg" ou ".pdf").
4. Imagens ou cartográfico (".jpg" ou ".pdf").
5. Teses de doutorado (".pdf").
6. Dissertações de mestrado (".pdf").
7. Monografias de especialização (".pdf").
8. Trabalhos de conclusão de curso de graduação-TCC (".pdf').
9. Outros: relatórios técnicos, relatos de experência; manuais, etc.. (".pdf').

b) Orientações para cadastro/submissão no RI-UNILA:


Primeiro passo: cadastro no Riunila

1. discente deverá se cadastrar no Riunila - [ https://dspace.unila.edu.br/ ] ver anexo para orientações e,
2. aguardar confirmação da biblioteca e envio do e-mail, Assunto: BIUNILA: iniciar envio do Trabalho Acadêmico à biblioteca;

Segundo passo: após envio de e-mail de confirmação da biblioteca
1. discente deverá acessar o repositório [ https://dspace.unila.edu.br/ ] com seus dados: e-mail + senha;
2. clicar em : Institutos |Pós-graduação > Cursos de Graduação | Especialização | Mestrado > Trabalhos Acadêmicos > Submeter um novo item a coleção, e/ou;
3. preencher os campos: autores , título, ano, tipo de documento - monografia, idioma, palavras-chave, resumo, realizar o upload (Monografia e Ata de defesa), aceite licença e finalizar submissão.
* A biblioteca realiza a revisão nos dados preenchidos no repositório para publicação do trabalho e envia a Declaração de confirmação da biblioteca do envio do Trabalho Acadêmico.

c) Critérios de submissão de documentos

1. Perfil. Ser membro da comunidade da UNILA (discente, docente ou técnico-administrativo) e autor do documento a ser submetido.

2.
Pesquisa. O documento deve ser resultado de atividade de pesquisa, desenvolvimento, extensão ou ensino na UNILA.

3. Digital. O documento necessita estar em formato digital.

4. Versão. Será aceito somente a versão final do documento. Em relação ao trabalho de conclusão de curso, no momento do depósito é preciso anexar junto com o TCC documento atestando a defesa da monografia com a assinatura dos membros da banca (ata de defesa ou folha de aprovação).

5. Direitos. No processo de submissão do documento no repositório, haverá formulário referente a Licença de Distribuição, onde o autor poderá conceder a autorização. Caso tenha mais de 1 autor, será necessário que os demais autores preencham a Declaração de Distribuição Não-exclusiva / Termo de Autorização e enviem para o e-mail digital.biunila@unila.edu.br.

d) Tutoriais e documentos

TUTORIAL: cadastro de usuário e submissão de trabalhos acadêmicos

Perguntas frequentes.

Regulamento do Repositório Institucional da UNILA.

Resolução nº 002/2013, de 05 de setembro de 2013 - Estabelece as normas gerais para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso para os cursos de graduação e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Resolução COSUEN n° 009/2014, de 09 de junho de 2014 – Aprova normas e procedimentos para emissão de histórico acadêmico, declaração de conclusão de curso, certificados e diplomas, bem como para a colação de grau em casos pertinentes.

Resolução COSUEN n° 56/2014, de 03 de fevereiro de 2015 – Normas gerais de Pós-graduação da UNILA.

Instrução Normativa PRPPG 01/2016 – Estabelece normas complementares para confecção e registro de diplomas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da UNILA.

Portaria UNILA nº 0144, de 28 de março de 2017 - Institui a política do Repositório Institucional da UNILA

Portaria CAPES nº 13, de 15 de fevereiro de 2006 - Institui a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos Programas de doutorado e mestrado reconhecidos.

Instrução Normativa nº1, de 28 de março de 2017 - Regulamenta os procedimentos obrigatórios aos discentes da UNILA para a submissão dos trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação.

 

e) Registro em diretórios nacionais e internacionais: aumentar a visibilidade do repositório


1.
OasisBR. O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto (oasisbr) é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas. Acesse aqui.

2. OpenDOAR. Diretório de repositórios acadêmicos mundiais, inclusive Brasil, de acesso aberto. Cada um dos repositórios é visitado por pessoal do OpenDOAR para assegurar um elevado grau de qualidade e consistência da informação. Acesse aqui.

3. Registry of Open Access Repositories (ROAR). Promove o desenvolvimento de um acesso aberto, fornecendo informações oportunas sobre o crescimento e estado de repositórios em todo o mundo. O acesso aberto maximiza o acesso à pesquisa e, assim, também o impacto de pesquisas, tornando a investigação mais produtiva e eficaz. Acesse aqui.

4. Registry of Open Access Repository Mandatos e Políticas (ROARMAP). É um registro internacional com objetivo de traçar o aumento de mandatos de acesso aberto e políticas adotadas por universidades e instituições de pesquisa que exigem ou solicitam a seus investigadores o livre acesso ao seu peer. Avalia artigo de pesquisa de saída, depositando -o em um repositório de acesso aberto. Acesse aqui.

5. Melibea. O objetivo deste de diretório de políticas para o acesso aberto à produção científica é identificar e analisar as políticas nacionais e internacionais para incentivar, promover ou exigir acesso aberto à informação e documentação gerada por pesquisadores e professores de instituições públicas cuja pesquisa foi parcialmente financiada por fundos públicos. Acesse aqui.

6. La Referencia. La Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas, o simplemente LA Referencia, es una red latinoamericana de repositorios de acceso abierto. Por medio de sus servicios, apoya las estrategias nacionales de Acceso Abierto en América Latina mediante una plataforma con estándares de interoperabilidad, compartiendo y dando visibilidad a la producción científica generada en las instituciones de educación superior y de investigación científica. Acesse aqui.