Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Laboratório de Ideias
conteúdo

Laboratório de Ideias

publicado 09/12/2020 15h28, última modificação 18/01/2023 14h51
Instituto Mercosul de Estudos Avançados | IMEA

banner-laboratorio.png

O Laboratório de ideias - LABID, um dos programas do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, é um espaço institucional caracterizado pelo trabalho interdisciplinar ou transdisciplinar cooperativo, voltado à integração entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, com foco no desenvolvimento da ciência e pesquisa teóricas e aplicadas. Seu principal propósito é que suas pesquisas sejam direcionadas à resolução de problemas complexos, contribuindo também na proposição de políticas de Estado voltadas ao enfrentamento das desigualdades e ao desenvolvimento mais justo das sociedades e governos latino-americanos e caribenhos.

Considera-se que a interdisciplinaridade, uma das formas de organização do trabalho científico, no Laboratório de Ideias deva ocorrer pelo foco no objeto, ou seja, pela integração cooperativa e complementar entre várias ciências ao abordarem, simultaneamente, o mesmo problema ou objeto de estudo. Justifica-se, então, seu maior progresso ao trabalharem conjuntamente, ao invés de isoladas.

Já a transdisciplinaridade, outro método de trabalho desejável para a realização das pesquisas do LABID, se caracteriza pela produção do conhecimento não circunscrito a um campo, área do saber ou disciplina específicos. Um desafio, portanto, ao trabalho científico e acadêmico nesta contemporaneidade, e uma mudança de paradigma em relação à clássica divisão disciplinar na academia.

A pesquisa aplicada será a principal forma de trabalho no LABID. Assim, passamos a defini-la como um método central do uso da ciência - no caso deste laboratório, sendo definida como a aplicação prática da ciência ou do conhecimento científico para a resolução de questões ou problemas de difícil solução e complexos, ou ainda daqueles que sejam do interesse dos governos e sociedades latino-americanos e caribenhos e exijam uma resposta científica para seu enfrentamento.

Utilizando-se de todo potencial da universidade, em especial de seus pesquisadores e estudantes, o LABID será um laboratório vivo e dinâmico. Dessa forma, o Laboratório de Ideias estará a serviço da resolução de problemas reais, enfrentados pelas sociedades no tempo presente. Seu funcionamento trará um duplo ganho para a universidade e para a sociedade: ao mesmo tempo que um problema social tem sua solução científica encontrada, a universidade passa a produzir conhecimento novo, alinhado às demandas sociais, e forma pessoas mais capacitadas técnica e cientificamente, para enfrentar muitos outros.

 


OBJETIVOS

Os objetivos institucionais do Laboratório de Ideias - LABID do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA serão:

  1. promover a pesquisa interdisciplinar aplicada no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, integrando cientistas e pesquisadores brasileiros e não-brasileiros em busca da resolução de problemas complexos das sociedades e governos da América Latina e do Caribe;
  2. incentivar a cooperação interdisciplinar e institucional na UNILA;
  3. criar mecanismos que direcionam para a universidade problemas com o maior nível de dificuldade e requerimentos externos;
  4. apontar possibilidades para novas linhas e programas de pesquisa;
  5. tornar espaço que estimule o diálogo e o debate acadêmico profundos;
  6. reunir em torno de especialistas seniores um corpo de pesquisadores juniores e de estudantes;
  7. promover uma constante troca intergeracional, que possa valorizar as diferentes potencialidades avançando permanentemente na pesquisa e inovação temáticas;
  8. permitir a comunicação a partir do IMEA, dos temas imanentes e do estado da arte do conhecimento científico, em relação às temáticas de pesquisa de interesse latino-americano e caribenho na UNILA.

 

PÚBLICO-ALVO

Poderão coordenar e desenvolver projetos de pesquisa junto ao Laboratório de Ideias - LABID, os seguintes pesquisadores: o pesquisador professor doutor servidor efetivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA; o pesquisador professor doutor colaborador ou visitante que trabalhe na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA; o pesquisador professor doutor de outras instituições superiores de ensino e pesquisa, o pesquisador professor sênior, desde que sua produção e disseminação do conhecimento revertam-se em ações que possam contribuir com os objetivos do LABID - IMEA/UNILA.

 


TIPOS DE PROJETOS APOIADOS PELO LABID

Projetos de pesquisa que produzam conhecimento aplicado, organizados para se desenvolverem de forma interdisciplinar e/ou transdisciplinar, com foco na busca por soluções de problemas das sociedades e governos latino-americanos e caribenhos.

 


FORMAS DE FINANCIAMENTO

O orçamento do Laboratório de Ideias - LABID fará parte do orçamento geral do IMEA e contará, verificada a disponibilidade, com recursos resultantes de: orçamento anual aprovado pelo Conselho Universitário da UNILA; incentivos financeiros de órgãos de apoio e fomento à pesquisa, nacionais e internacionais, públicos ou privados; prestação de serviços devidos à sua forma de atuação ou acordos de cooperação; patentes, licenciamentos, dentre outras formas de proteção intelectual, resultantes de pesquisas e/ou trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores; doações e subvenções; recursos de outras fontes indicadas pelo Conselho Universitário, ou por fundações por ele aprovadas.

 Ideias em desenvolvimento