Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 01/10/2018 17h38, última modificação 26/10/2022 10h11
Área estratégica compromissada em desenvolver estudos inovadores e ações de impacto para questões relacionadas à missão da UNILA, promovendo transformações positivas dentro da universidade e no território no qual está inserida.

A inauguração do IMEA-UNILA, ainda na fase de estruturação da Universidade, foi possível graças ao respaldo legal da UFPR e do apoio efetivo da Itaipu Binacional e da Fundação PTI. O IMEA-UNILA foi a unidade precursora da UNILA.

O Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA-UNILA) é um órgão suplementar da Reitoria, no qual a pluralidade de ideias e o estímulo à reflexão sobre a integração regional pelo conhecimento compartilhado nas áreas das Ciências Naturais, Engenharias, Humanidades, Letras, Artes, Ciências Sociais e Aplicadas, são constantemente fomentados. Inicialmente, o Instituto foi formado pelas estruturas do Conselho Consultivo Latino-Americano (CONSULTIN), Colégio de Cátedras Latino-Americanas (CATELAM) e Coordenação Científica Colegiada que, juntos, elaboraram as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Além de promover e apoiar eventos como os fóruns e as cátedras que procuram expor problemas e propor soluções para a integração política, econômica, social e cultural da América Latina, o IMEA  tem como meta favorecer a constituição de núcleos de investigação avançada a partir da liderança de pesquisadores produtivos, efetivos e visitantes estrangeiros e seniores da UNILA.

O IMEA-UNILA procura interagir com outros órgãos suplementares da Reitoria, tal como na constituição do centro de documentação da Biblioteca Latino-Americana para a difusão de materiais das atividades e da produção científica desenvolvidas no Instituto, ou ainda, pelo apoio à efetiva constituição da Editora da UNILA como selo de qualidade, que abarque obras de relevância intelectual para o público universitário e de cunho educacional para a sociedade latino-americana.

 

Em 2018, a UNILA recebeu o certificado de “universidade de interesse” do Mercosul, outorgado pelo Parlasul, durante evento realizado pelo IMEA.A UNILA E O MERCOSUL


Em outubro de 2018, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana recebeu o certificado de “universidade de interesse da região”, outorgado pelo Parlamento do Mercosul, durante evento realizado pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados.

A declaração de interesse foi aprovada pelo Parlasul em 29 de maio daquele ano, durante a 55ª Sessão Ordinária, realizada em Montevidéu (Uruguai). O Parlamento considerou a Unila “um projeto único na história da educação superior na América Latina”, ressaltando sua missão de “contribuir com o desenvolvimento e a integração latino-americana por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico, e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais”.

Além disso, o bilinguismo foi entendido como “uma ferramenta chave para a integração cultural e intelectual da comunidade acadêmica” e a proposta da UNILA foi percebida como um modelo para o século XXI e constitui um antecedente significativo para a criação da Universidade do Mercosul (art. 1º).

Parlamento

 

 

Pauta sobre a UNILA na 61ª sessão do Parlasul, em 1 de abr de 2019, aprovando Moção de Apoio ao fortalecimento da UNILA: