Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Cátedras do IMEA
conteúdo

Cátedras do IMEA

publicado 22/05/2023 17h13, última modificação 23/05/2023 13h13
O Programa de Cátedras, um dos programas do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, é um programa destinado a promover o estudo, a investigação e o debate das contribuições de cientistas e/ou pesquisadores que se destacaram no desenvolvimento das ciências, tecnologias, humanidades, artes e cultura; ou ainda pelo desenvolvimento de pesquisas temáticas, cujas atividades promovam desenvolvimento científico, estimulem o debate de ideias e contribuam com a formação acadêmica dos estudantes e pesquisadores da UNILA.

Cátedras ativas do Programa de Cátedras do IMEA:

 

Cátedra Latino-Americana Francisco Bilbao: Integração e Identidade Latino-Americana

Coordenador: Prof. Dr. Lucas Ribeiro Mesquita | lucas.mesquita@unila.edu.br

  • Patrono: Francisco Bilbão
  • Fundador: Miguel Rojas Mix
  • Ato de criação: em andamento na COSUP

 

A proposição da reativação da Cátedra Latino-Americana Francisco Bilbao: Integração e Identidade Latino-Americana tem como objetivo central contribuir para a formação de problematização institucional sobre a relação entre a identidade latino-americana e os processos de integração regional. A proposta busca fortalecer a formação de uma massa crítica de cidadãos interessados na integração regional que possam, tanto do ponto de vista analítico e teórico, como também em sua atuação política e laboral, fomentar a construção e consolidação da integração regional a partir do debate conjunto à criação de uma identidade latino-americana.

 

 Cátedra Elisaldo Carlini: Cannabis na Medicina e na Sociedade Latino-Americana

Coordenador: Francisney Pinto do Nascimento | francisney.nascimento@unila.edu.br

  • Patrono: Elisaldo Carlini
  • Fundador: Letícia Cuñetti.
  • Ato de criação: em andamento na COSUP

 

A presente cátedra visa discutir, pesquisar e promover conhecimento e pesquisa acerca da Cannabis na América Latina, além de fomentar a integração e colaboração entre grupos de pesquisa do Brasil e de países vizinhos como Paraguai, Argentina e Uruguai. A cátedra se propõe ainda a abordar em que consiste a cannabis, seu impacto na sociedade, as razões de sua proibição, assim como a situação legal da Cannabis na América Latina. Outro aspecto importante seria a relação da Cannabis no Brasil e o professor Elisaldo Carlini, ponto inicial de interação para a construção da cátedra em questão.

 

 Cátedra Glória Anzaldúa de Estudos de Gênero e Feminismo

Coordenadora: Profª. Drª. Lívia Santos de Souza |  livia.souza@unila.edu.br

  • Patrono: Gloria Anzaldúa
  • Fundador:  Heloísa Buarque de Hollanda.
  • Ato de criação: em andamento na COSUP

 

A cátedra Glória Anzaldúa de Estudos de Gênero e Feminismo se dedica a fomentar o debate e a produção acadêmica sobre temas relacionados aos Estudos de Gênero e Feminismo na UNILA. Ela busca promover a integração interinstitucional de pesquisa no campo Estudos de Gênero e Feminismo, assim como fomentar a igualdade de gênero no âmbito da produção científica na Universidade.

 

Cátedra de Estudos para a Paz

Coordenador: Ramon Blanco de Freitas | ramon.blanco@unila.edu.br

  • Patrono: N/A
  • Fundador: Professor Dr. Francisco Rojas Aravena
  • Ato de criação: Portaria 0396/2017

 

A cátedra em questão consiste em fomentar a disseminação do conhecimento e as contribuições acadêmico-científicas no tocante aos Estudos para a Paz na América Latina, com abordagem interdisciplinar, aprofundando a cooperação entre pesquisadores, estudantes e docentes. A cátedra visa promover e fomentar reflexões teóricas e críticas acerca da paz, dos direitos humanos, e suas materializações no cenário internacional, assim como desenvolver pesquisas e publicações relativamente à paz, construção da mesma e direitos humanos. A cátedra também se propõe a problematizações, reflexões e proposições acerca da superação da violência e construção da paz.

 


 

Para editais de cátedra clique aqui

Para eventos das cátedras clique aqui