NUPEMLA
O Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana (NUPEMLA), grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ, surgiu por iniciativa de docentes do Curso de Música da UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Criado em 2014, o grupo desenvolve atividades de pesquisa e reflexão sobre as manifestações musicais latino-americanas, comportando investigações de caráter multidisciplinar na área da pesquisa em Música. Seus integrantes atuam em diversas linhas, que abrangem a musicologia, análise musical, história, filosofia e sociologia da música, música popular, performance musical e composição.
Desde 2017 o NUPEMLA vêm realizando o evento científico “Jornadas de Investigação Latino-Americana”, que promove e incentiva a participação, o intercâmbio e o diálogo teórico e prático entre estudantes, docentes e pesquisadores em música da América Latina. No primeiro ano de sua realização o evento teve como tema principal a musicologia histórica e recebeu a Profa. Lucero Enríquez, da Universidad Nacional Autónoma de México, além das apresentações e dos masterclasses do violonista Favio Rodríguez (Paraguai) e Renato Serrano (Chile - Brasil) e o concerto de encerramento realizado pelo Bach Collegium de Asunción, sob a regência de Diego Sánchez Haase (Paraguai). Em sua segunda edição as Jornadas tiveram como tema “A canção na América-Latina” e trouxeram importantes especialistas no assunto, como os professores Achille Picchi (Brasil), Christian Spencer (Chile), Sérgio Molina (Brasil) e Walter Garcia (Brasil), além de ter contado com o concerto do duo Lívia Nestrovski e Fred Ferreira e com a oficina do músico mineiro Kristoff Silva. Em 2019 foram realizadas as III Jornadas, com o tema: “Convergências Criativas entre Música e outras artes”, em parceria com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e integrando a programação da Feira do Livro do município. Entre os convidados estiveram presentes o Prof. Damián Kees (Universidad Nacional del Litoral - Argentina) e os professores Marcos Scarassati (UFMG) e Tato Taborda (UFF).
No ano de 2020 o grupo retoma suas atividades com reuniões quinzenais e planeja as IV Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana para o mês de outubro, em formato virtual e programação completa, incluindo conferências, mesas de debates, comunicações de pesquisa e concertos.