Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Música > nupemla > Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana - 4ª Edição
conteúdo

Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana - 4ª Edição

publicado 13/08/2020 18h29, última modificação 27/08/2020 17h43
Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?

Com o tema “Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?” surge a 4ª edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA. O evento será dedicado à reflexão sobre as concepções contemporâneas das práticas musicais latino-americanas, seus repertórios, seus fazeres teóricos, seus arquétipos referenciais, seus materiais composicionais e suas identidades reais e construídas. Após um longo período em que as identidades nacionais dos países da América Latina foram forjadas na busca de um todo coerente e harmonioso, os alicerces dessas teorias são enfraquecidos a partir dos processos de globalização e transculturalidade que transformam fronteiras e apontam para um cenário fragmentado no qual as identidades restritas adquirem novos significados. Concomitantemente, podemos observar nas instituições latino-americanas, como aponta o musicólogo uruguaio Coriún Aharonián, a manutenção de estruturas afirmadoras da dependência cultural do continente que por vezes utilizam do próprio conteúdo identitário de maneira não aprofundada. Dessa forma, reforçam-se estereótipos na medida em que se voltam de maneira acrítica e superficial para a música de tradição ocidental na justificativa de priorizar certa ideia de latino-americanidade. Olhar para estes impasses significa, sobretudo, buscar compreender as nuances e as gradações resultantes da escolha dos modelos musicais, propor caminhos metodológicos e pedagógicos e trazer à luz as iniciativas contemporâneas que já demonstram os benefícios e riscos da diversidade, bem como estimular os pesquisadores, professores e artistas da América-Latina (mas não só dela) a reverem suas próprias perspectivas de atuação. Neste ano, o evento será realizado on-line, ampliando a possibilidade de participação de interessados de todos os cantos do mundo. 

Versión en español

English version

 

Chamada de Trabalhos (comunicações pré-gravadas) 

O NUPEMLA - Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana da UNILA - convida os interessados em apresentar comunicações orais na quarta edição das Jornadas de Pesquisa em Música Latino-America, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de outubro. Neste ano o evento será online e terá como tema “Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?” 

Os interessados deverão apresentar uma proposta (escrita) em formato de resumo de até 2500 caracteres em português, espanhol ou inglês. A proposta deverá ser digitada na caixa diálogo apropriada e anexada ao sistema em formato .pdf. O arquivo pdf deverá conter o(s) nome(s) do autor(es), filiação acadêmica, título do trabalho, resumo de até 2500 caracteres, palavras-chave e principais referências. As propostas serão avaliadas por dois pesquisadores da comissão científica. Em caso de divergência, uma terceira avaliação será conduzida.

Nesta edição as comunicações serão pré-gravadas. Cada autor será responsável pela gravação de sua comunicação em vídeo e pelo seu envio à comissão organizadora. Os vídeos deverão ter a duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos. As comunicações serão disponibilizadas em plataforma digital de 11 a 24 de outubro, e, durante este período, haverá um fórum de debate ao qual participantes e autores terão acesso. Maiores detalhes sobre a produção do vídeo serão enviados após o aceite da proposta de comunicação.

 

Inscrições e Envio de Propostas

Clique aqui para fazer inscrição no Evento

 

Convidad@s 

Clique aqui para informações sobre convidad@s da 4ª Edição 

 

Programação

Clique aqui para a Programação do Evento

 

Datas Importantes 

1. Inscrições até 07 de outubro.

2. Envio de propostas para comunicação até 15 de setembro.

3. Aprovação das propostas e envio de cartas de aceite até 22 de setembro.

4. Envio dos vídeos com comunicações até o dia 07 de outubro.

5. Discussão das comunicações no fórum virtual: 11 a 24 de outubro.

 

Contato

jornadasunila@gmail.com