Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Arquitetura e Urbanismo > Sobre o curso
conteúdo

Sobre o curso

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 05/02/2021 15h04
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA busca formar profissionais vocacionados para melhorar a qualidade do espaço construído e habitado brasileiro e latino-americano.

Portaria de Reconhecimento do Curso

Portaria de Reconhecimento do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unila

 

Perfil do curso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA busca formar profissionais vocacionados para melhorar a qualidade do espaço construído e habitado brasileiro e latino-americano. O desenvolvimento de suas competências dar-se-á por meio de um aprendizado permeado pela reflexividade sobre as práticas profissionais experimentadas e vivenciadas ao longo do curso, no qual o projeto arquitetônico/urbanístico é tratado de forma indissociável das suas dimensões sociais, culturais, históricas, econômicas, espaciais e ambientais.

   

Perfil do egresso

Com profunda entendimento da função social da profissão, o egresso da UNILA diferenciar-se-á pela formação bilíngue em sintonia com os desígnios contemporâneos de respeito à diversidade e ambiente, com especial atenção para os desafios dos contextos de carência econômica e/ou de recursos materiais. Preparado para um mercado de trabalho plural, o egresso apresentará competências para um exercício profissional sob a perspectiva da qualificação dos espaços, da diminuição da desigualdade sócio-espacial e do direito à cidade.


Mercado de trabalho

Existe um amplo e sólido campo de atuação para o desenvolvimento, concepção, consultoria, coordenação e supervisão técnica em arquitetura, urbanismo e paisagismo, nos setores privado, público e comunitário. Atualmente, há uma demanda crescente por profissionais no interior do país (cerca de 70% dos municípios brasileiros não têm arquitetos residentes) e na administração municipal. Nos últimos anos um novo mercado vem se consolidando: a assessoria técnica para associações e ONGs, com a ampliação das políticas públicas voltadas para o setor. A mobilidade internacional de profissionais pautada por acordos regionais, como o Mercosul, é uma realidade cada vez mais presente, alargando o espectro de atuação de um profissional com as características do egresso do CAU UNILA.