Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > UNILA constrói parcerias com o Núcleo Regional de Educação
conteúdo

Institucional

UNILA constrói parcerias com o Núcleo Regional de Educação

Em reunião de aproximação, Universidade levou série de pautas que deverão ser implementadas em conjunto
publicado: 20/10/2020 12h17, última modificação: 20/10/2020 12h17
Foto dos participantes da reunião no Núcleo Regional de Educação

Foto dos participantes da reunião no Núcleo Regional de Educação

Com o intuito de cumprir a missão institucional de "contribuir para a formação de cidadãos que, em seus exercícios acadêmicos e profissionais, estejam empenhados na busca de soluções para os problemas latino-americanos", a UNILA vem buscando, continuamente, construir parcerias e aproximar atores relevantes para a realização de trabalhos conjuntos na região.

Por isso, na manhã desta terça-feira (20), o reitor Gleisson Brito; o pró-reitor adjunto de Graduação, Hermes Schmitz; e o coordenador do Fórum das Licenciaturas da UNILA, Marcelo Rocha, participaram de uma reunião com a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu, Silvana Garcia André.

Foto dos participantes da reunião no Núcleo Regional de Educação

Na oportunidade, a UNILA apresentou a intenção de construir um convênio com o NRE, visando oportunizar que os discentes dos sete cursos de licenciatura da UNILA realizem estágios na Rede Estadual de Educação. Além disso, a UNILA propõe a elaboração de um programa para ofertar capacitação para os professores das escolas da rede.

Para o reitor Gleisson Brito, "o estabelecimento de parcerias com o NRE - Foz do Iguaçu será de extrema relevância, uma vez que permite que discentes e docentes da UNILA possam, em conjunto com discentes e docentes da Rede Estadual da Educação, solidificar caminhos para o cumprimento da missão institucional da Universidade, qual seja a solidificação de conhecimentos capazes de contribuir para a discussão e para a transformação da sociedade latino-americana".

Além da sinalização positiva por parte das duas instituições para a construção desses trabalhos, a UNILA convidou o NRE para ocupar assentos no Fórum de Licenciaturas, o que foi prontamente aceito. Em breve, o Núcleo deverá indicar dois nomes para compor o Fórum, que, entre outros objetivos, pretende "contribuir para o fortalecimento da Educação Básica e articular os cursos de licenciatura às instâncias nacionais, estaduais e/ou municipais, sobretudo no que se refere à formação de professores(as)".