Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > SECOM intensifica produção de conteúdo durante a pandemia

SECOM intensifica produção de conteúdo durante a pandemia

Com o avanço da digitalização das atividades acadêmicas, a comunicação da UNILA cresceu em audiência e engajamento nos conteúdos produzidos.
publicado: 14/02/2022 16h55, última modificação: 16/02/2022 10h43

Ao longo da pandemia, os serviços e estratégias de comunicação da Universidade também tiveram de se adaptar à rápida digitalização das atividades administrativas e acadêmicas. Com isso, a produção dos conteúdos sobre a UNILA foi repaginada, dando abertura para a criação de novos produtos e serviços, além dos conteúdos específicos de orientação da comunidade acadêmica sobre a pandemia. Ao longo destes dois anos, a comunicação foi voltada para continuar com os trabalhos de divulgação científica e, também, de fortalecer os processos seletivos da universidade. A seguir, estão alguns dos destaques dos anos de 2020 e 2021:

Divulgação científica: visibilidade para pesquisadoras e pesquisadores da instituição

Os conteúdos audiovisuais foram os serviços da SECOM mais impactados pela pandemia, justamente pela paralisação das atividades presenciais. Os programas que já estavam em andamento, Fator Ciência e Charlas, dependiam diretamente da presencialidade para sua realização. Por conta do novo cenário, a Secretaria iniciou a produção do ¿Qué Pasa?, programa focado em entrevistas, em formato podcast, com pesquisadores e pesquisadoras da Universidade, sobre temas que estão mobilizando as discussões públicas nas mídias digitais. Ao longo do ano de 2021, o programa vem se consolidando como o principal produto de divulgação científica O destaque está na variedade de temas, personagens, conteúdos e uma pitada de polêmica, ressaltando a rica diversidade de conhecimentos produzidos pela UNILA.

A partir de agosto de 2021, além de produzir e compartilhar os episódios pelo YouTube e mídias sociais, os temas também começaram a ser discutidos em matérias jornalísticas, como forma de impulsionar a divulgação dos temas e pesquisadores na imprensa.

Ao longo do ano de 2021, foram publicados 38 episódios e 19 matérias jornalísticas sobre o programa, que renderam mais de nove mil visualizações e 700 curtidas nos vídeos no YouTube.

Ampliando o reconhecimento da UNILA na comunidade: indicadores de mídias digitais

O objetivo de ampliar o reconhecimento da UNILA como uma universidade pública, gratuita, de qualidade e com o viés latino-americano é o eixo principal das estratégias da SECOM e, como se pode averiguar nos principais indicadores das mídias digitais, esses resultados estão sendo conquistados ao ampliar a audiência dos veículos de comunicação. Desde 2019, o número de seguidores e de acesso aos conteúdos publicados vêm crescendo anualmente, como resultado das estratégias de posicionamento e, também, do investimento feito na atualização das ferramentas de trabalho e nas postagens patrocinadas, conquista realizada em 2020. Abaixo, são apresentados os principais indicadores de crescimento das mídias institucionais:

Comparativo de crescimento entre 2019 e 2021:

Seguidores: 9,51% - de 55 mil para perto de 70 mil seguidores.
Posts: 17,28%
Reações: 240,64% - de 93 mil para mais de 300 mil reações nos posts do ano.

Seguidores: 177,98% - de 2 mil para quase 10 mil seguidores.
Vídeos publicados: 28,21%
Visualizações: 125,41% - de 92 mil para quase 210 mil visualizações por ano.
Duração média das visualizações (em minutos): 53,68%

Números de seguidores: 77,37% - de 10 mil para 18 mil seguidores.
Número de posts publicados: 83,33% - de 288 para mais de 500 posts por ano.
Número de interações posts: 44,37%

Esse aumento é importante para a consolidar os processos seletivos da UNILA, ampliando o acesso de mais alunos de toda a América-Latina e Caribe. Para os processos seletivos, o investimento de recursos financeiros em posts patrocinados é ainda mais estratégico, pois com eles foi possível garantir que as campanhas do SISU, PSI, PSIN, PSRH e Vagas Ociosas chegassem às pessoas que ainda não conhecem e não seguem as páginas da Universidade. Esta ampliação na visibilidade impactou no resultado dos processos seletivos destes últimos anos e fortalecerá cada vez mais as próximas edições.

Apesar do grande aumento nas principais redes sociais, alguns desafios têm surgido para os próximos anos, no que diz respeito à melhoria dos indicadores do Portal da UNILA e, também, na viabilização de outras formas de publicidade, o que fica atrelado à necessidade de ampliação dos recursos financeiros para a comunicação da UNILA.

Informativo La Semana Unilera

A comunicação interna da instituição também deu um salto importante no ano de 2021, com a consolidação do “La Semana Unilera” (LSU) como o principal veículo de comunicação interna da Universidade. A mudança de plataforma foi um ganho, pois além de disponibilizar as edições em um sítio eletrônico [https://www.getrevue.co/profile/lsu], agora é possível aceitar assinantes externos, uma vez que o envio não é mais realizado pelo Zimbra, mas diretamente pelos servidores do Revue. As edições, que antes eram bissemanais, agora são diárias. Assim, além de dar maior visibilidade, houve um ganho na agilidade do atendimento às demandas da comunidade acadêmica.

Mapa de Egressos

No ano de 2021, a SECOM, em parceria com alguns egressos da Universidade, elaborou a plataforma de Mapeamento dos Egressos da UNILA. Neste formulário, cada egresso e egressa da Universidade poderá se cadastrar e responder a uma sequência de perguntas que têm por objetivo mapear a trajetória profissional e acadêmica percorrida após a formação na UNILA. Estes dados serão fonte para materiais de divulgação da Universidade. Nessa primeira etapa do mapeamento, foi criado um formulário online, que ficará sempre disponível para novos cadastros e, também, para atualizações.