Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Avanços da Secretaria de Implantação do Campus
conteúdo

Institucional

Avanços da Secretaria de Implantação do Campus

Progressos na infraestrutura garantem primeiras edificações próprias da Universidade.
publicado: 16/03/2022 16h37, última modificação: 16/03/2022 17h01

Frente à escassez no repasse financeiro e em meio a uma pandemia, a UNILA experimentou expressiva redução de recursos para o provimento de sua infraestrutura. Novas formas de pensar o ambiente acadêmico e administrativo foram essenciais para a adaptação a esse cenário, como a busca por uma arquitetura racional, inclusiva, sustentável e funcional, em detrimento de projetos monumentais.

Essas foram as diretrizes que a Secretaria de Implantação do Campus (SECIC) implementou em seus primeiros projetos, inteiramente desenvolvidos pela equipe técnica e aprovados por unanimidade no Conselho Universitário.

Além disso, a SECIC retomou a gestão das obras do que hoje é a primeira edificação própria da Universidade em operação, o Alojamento Estudantil.

Alojamento Estudantil

Os trabalhos para a efetiva implementação do Alojamento Estudantil iniciaram-se após a doação dos projetos de arquitetura e engenharia, contratados pela Itaipu, à UNILA. A equipe da SECIC realizou as adequações técnicas necessárias para a implantação do Alojamento no Campus Integração, trabalhou efetivamente na documentação para a contratação das empresas construtoras, fiscalizou a obra e realizou as vistorias para o recebimento definitivo das construções. O recebimento das últimas edificações ocorreu em março de 2020, dias antes do decreto com as restrições geradas por conta da pandemia de Covid-19.

Além do recebimento das obras, a Secretaria adaptou suas atividades para garantir a instalação de móveis e equipamentos necessários ao bom funcionamento das edificações em meio à pandemia. Foram contratadas empresas para prover os mobiliários e equipamentos para a cozinha, banheiros, lavanderia, quartos e áreas comuns do centro de convivência do Alojamento Estudantil. A SECIC trabalhou, também, na contratação de serviços complementares, tais como: sistema de câmeras de segurança, instalação de gradis, coberturas e esquadrias, para melhorar o conforto e a segurança dos usuários.

Finalizadas essas etapas, as edificações já se encontravam aptas para receber seus primeiros usuários.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

  

Edifício Multiúso (Blocos de Aulas 1)

Em 2019, iniciaram-se as atividades para a construção do primeiro bloco de salas de aula próprio da UNILA, no Campus Integração. Os projetos dessa edificação foram inteiramente desenvolvidos pelo corpo de profissionais da SECIC. Os projetos executivos foram submetidos à aprovação em todos os órgãos legais externos e encaminhados à apreciação do Conselho Universitário, que deliberou, por unanimidade, a aprovação da edificação. Dessa forma, viabilizaram-se as contratações necessárias para o início da construção.

A entrega das obras está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2022.

 

 

 

 

 

 

 

Novas edificações, novo campus e tratativas acerca do Campus Niemeyer

A SECIC acompanha ativamente, por meio de assessoramento técnico, as tratativas entre a UNILA e a Itaipu a respeito do Campus Niemeyer. Desenvolve, também, estudos de viabilidade técnica para a construção do novo campus da Universidade, assim como a avaliação constante das atuais edificações utilizadas pela UNILA, realizando chamamentos públicos para análise das possibilidades de utilização de novas edificações ou substituição das que se encontram em uso.

Gestão do uso dos espaços

A Secretaria presta assessoramento técnico e administrativo nos processos de gestão do uso dos espaços universitários, que consiste em constantes demandas da comunidade acadêmica, com necessidade de adaptações, modificações e pequenos reparos, para a adequação de layouts das áreas e de infraestrutura das unidades. Para garantir o atendimento dessas demandas, a SECIC mantém contratos ativos para instalação e manutenção de aparelhos de ar-condicionado, instalação e remoção de divisórias e aquisição de móveis para escritório, laboratórios e salas de aulas.

Em agosto de 2021, com a regulamentação das demandas de espaços da UNILA, por meio das instruções normativas nº 01/2021/SECIC e nº 02/2021/SECIC, a Secretaria aprimorou seu atendimento à comunidade acadêmica, visando maior eficiência na gestão do uso e ocupação dos espaços físicos.

Outra frente de trabalho da SECIC, desde 2020, consiste em subsidiar o Comitê Institucional de Enfrentamento à Covid-19 (CIEC), a Comissão de Acompanhamento e Planejamento de Atividades Administrativas (CAPAadm) e a Comissão de Acompanhamento e Planejamento de Atividades Acadêmicas (CAPAacad), com as medidas de enfrentamento da pandemia no âmbito da infraestrutura da UNILA. Em 2021, a Secretaria também esteve envolvida em ações de retorno às atividades presenciais.

Instalação de equipamentos

A SECIC acompanha e viabiliza a instalação de equipamentos, especialmente nos casos em que envolve alterações de infraestrutura. Esses dispositivos visam melhorias tanto para as atividades finalísticas quanto para acessibilidade das edificações.

  • Laboratório de Simulação Avançada de Medicina

No ano de 2019, destaca-se a implantação do Laboratório de Simulação Avançada de Medicina, que exigiu estudos avançados de diversos profissionais da equipe técnica para sua realização.

 

 

 

 

 

 

  

  • Rampa e plataforma do auditório

Todas as edificações projetadas pela Secretaria levam em consideração os regulamentos e normas de acessibilidade. Essa é uma pauta constante nas atividades de projeto e também de adequação das edificações locadas pela UNILA. Em 2019, foram instaladas uma rampa e uma plataforma de acesso ao palco principal do auditório do Jardim Universitário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Capacitação e treinamento da equipe técnica e administrativa

Mesmo durante a pandemia, os servidores da área técnica e administrativa da SECIC participaram de treinamentos. A Secretaria contratou cursos de capacitação para que os servidores estivessem atualizados com a legislação e com os novos recursos técnicos para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Em fevereiro de 2021, a equipe participou da capacitação sobre “Contratação, Fiscalização e Gestão de Obras Públicas”, com um dos auditores do TCU. Na oportunidade, foram apresentados vários temas sobre a jurisprudência, passando inclusive pela nova lei de licitações.

Conforme exigência do Decreto nº 10.306/2020, a utilização do Building Information Modelling (BIM) na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, será uma exigência. Por essa razão, a equipe técnica passou por uma capacitação voltada à aplicabilidade do conceito BIM na elaboração de projetos. Assim, com a aquisição de novos softwares, a equipe passará a aplicar os conhecimentos em suas atividades projetuais.

NZEB

Em 2019, o projeto “Ombo'éva: Green Smart Building” ficou entre os finalistas do Edital Procel Edifica NZEB Brasil, tendo sido contemplado com um financiamento da ordem de R$ 1 milhão da Eletrobras. O projeto desta edificação sustentável e de alta eficiência energética foi desenvolvido por uma equipe composta por docentes e estudantes da UNILA, além de parceiros da iniciativa privada.

A SECIC começou, em 2021, a subsidiar a revisão dos projetos e suas aprovações nos órgãos externos – como, por exemplo, o Corpo de Bombeiro e a Prefeitura Municipal –, assim como no Conselho Universitário. Neste ano, foram iniciadas as tratativas com uma Fundação de Apoio, de modo a viabilizar a construção.

 

 

 

 

 

 

O NZEB será parte da infraestrutura da Universidade e funcionará como um laboratório multiusuário para o desenvolvimento de pesquisas.