Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Relações institucionais e internacionais
conteúdo

Institucional

Relações institucionais e internacionais

Confira as ações realizadas pela Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais nos anos de 2020 e 2021.
publicado: 09/11/2022 16h33, última modificação: 09/11/2022 16h33

Logo após a posse da nova gestão, a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT), em parceria com a PROGRAD, elaborou e implementou uma Instrução Normativa para a realização dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios em instituições localizadas no exterior (2019). Atualmente, vários estudantes dos diversos cursos aproveitam essa nova modalidade, de acordo com o PPC de suas respectivas graduações. 

Durante o auge da pandemia, o trânsito internacional foi interrompido, bem como as atividades colegiadas de uma parcela de algumas instituições com as quais se desejava estreitar laços. Com o arrefecimento da crise sanitária, gradativamente a normalidade se estabeleceu. Conforme a pandemia foi cedendo, foi possível retomar as conversas com diversos parceiros internacionais com os quais é possível tecer laços institucionais de modo a aprofundar a internacionalização da UNILA. Nesse contexto, a PROINT, mesmo diante das limitações orçamentárias existentes, realizou várias atividades com vistas a promover a UNILA. Veja, abaixo, algumas dessas ações.

Em 2020, quando ainda se vivia sob risco epidemiológico, foram realizadas tratativas com vistas a viabilizar o Consulado Móvel de El Salvador, objetivando o atendimento aos discentes salvadorenhos e demais compatriotas residentes em Foz do Iguaçu e região. A UNILA disponibilizou as instalações para o atendimento, que foi realizado pelos representantes da República de El Salvador no Brasil. No contexto dessa aproximação com a representação diplomática salvadorenha, houve a distribuição de máscaras enviadas por parte da Embaixada, bem como foram angariados recursos para o atendimento emergencial dos estudantes salvadorenhos matriculados na UNILA.

Logo em seguida, vislumbrou-se a possibilidade de uma iniciativa assistencial semelhante com a República Dominicana. As tratativas com o Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCyT) dominicano acabaram viabilizando a concessão de 40 bolsas de estudos (becas) aos discentes de graduação e pós-graduação. Isso resultou na assinatura do convênio entre a UNILA e o MESCyT. É uma iniciativa paradigmática, pois foi a primeira vez na história das Ifes que uma universidade obteve recursos de bolsas diretamente de um governo estrangeiro. Para tal, foi preciso que houvesse um longo trabalho junto ao Itamaraty, pois a esse órgão compete as relações do Estado brasileiro com outros Estados.  

Paralelamente, foram realizados atendimentos a estudantes colombianos e demais compatriotas residentes em Foz e imediações, para renovação de documentos ou regularização de situação civil no país de origem. Para a viabilização de um Consulado Móvel da Colômbia, a UNILA disponibilizou as instalações e recepcionou os representantes da República da Colômbia no Brasil.

Com a redução do risco sanitário, foram retomados os Processos Seletivos Internacionais. Assim, ainda diante de muitas incertezas e da necessidade de estruturar o trabalho das bancas de forma remota, houve a seleção de um expressivo contingente de alunos latino-americanos, indígenas, refugiados e portadores de visto humanitário. Os resultados foram animadores à luz das intempéries ainda pairando sobre o Continente. O total de inscritos no Processo Seletivo Internacional (PSI) foi de 1.546 em 2020, aumentando para 1.752 em 2021 e para 1.935 em 2022. Também houve uma considerável expansão nas inscrições do Processo Seletivo de Indígenas (PSIN): 185 candidatos em 2020, 246 em 2021 e 360 em 2022.

A elevação da participação nesses processos é indissociável da promoção dos editais no exterior. Antes da pandemia, a PROINT marcou presença em Bogotá (Colômbia), em um evento de divulgação da UNILA realizado pelo Instituto de Cultura Brasil Colômbia (IBRACO), com a presença de mais de 500 pessoas. Durante a pandemia, tal esforço materializou-se nas lives organizadas pela PROINT, em parceria com a SECOM, sobre os processos de seleção. Entre estas, destacam-se as cerimônias de lançamento dos editais, congregando embaixadores de dezenas de países. Paralelamente, houve um esforço de aproximação com o Itamaraty, de modo que as representações do Brasil no exterior passaram a enxergar, cada vez mais, a UNILA como parceira.

Como forma de garantir mais lisura e segurança jurídica aos processos de seleção de estudantes internacionais da Universidade, a PROINT submeteu à COSUEN uma minuta para regulá-los. Esse esforço culminou com a publicação de novas normas (Resolução nº 09/2021/COSUEN), regularizando os Processos Seletivos de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário (PSRH) e os Processos Seletivos de Indígenas (PSIN).

Em outra iniciativa de regularização e padronização das atividades da PROINT, após longa tramitação e ajustes, foi publicada a Instrução Normativa nº 01/2021, que estabelece o regramento para execução e fiscalização das parcerias institucionais nacionais e internacionais no âmbito da UNILA. Esse documento está em voga, sendo testado, e deverá permitir que se elabore uma minuta de resolução a ser encaminhada ao Conselho Universitário.

Antes da pandemia, a área de convênios da UNILA foi reestruturada, culminando com a centralização na PROINT dos convênios internacionais e nacionais (estes últimos antes geridos pela PROAGI). Em 2020, 50 convênios foram firmados pela Universidade. Já em 2021, esse número atingiu 58. E em 2022 já foram firmados 46, mas o número seguramente ultrapassará 60 até o final do ano.

A convite do Itamaraty, a PROINT está em vias de realizar atividades pioneiras nas Bahamas, ampliando a presença e a visibilidade da UNILA no Caribe. Nesse sentido, em articulação com o curso de graduação de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (ILAESP), pretende-se assessorar a criação de um programa similar nas Bahamas. Já em parceria com o curso de Letras - Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras (ILAACH), desenvolveu-se uma iniciativa análoga. Também a convite do Itamaraty e em parceria com o ILAACH, a PROINT buscou viabilizar um curso regular de língua portuguesa nas dependências do Consulado Brasileiro em Puerto Iguazú e, além disso, foi preparado um evento de divulgação da língua portuguesa.

Antes da normalização da situação sanitária internacional, a PROINT aprovou normas para a dupla diplomação e cotutela, no âmbito da graduação e da pós-graduação, de modo a organizar o fluxo das negociações que então já se antevia. Assim, a Resolução nº 04/2021/COSUENhoje, organiza os trabalhos realizados junto à Universidad Nacional del Este (Paraguai) e Universidad Nacional de Misiones (Argentina), que logo permitirão que sejam encaminhadas às instâncias colegiadas as minutas dos primeiros acordos de dupla titulação da UNILA.

Com a paralisação das atividades colegiadas durante a pandemia, as iniciativas de negociação da dupla diplomação então iniciadas com a Universidad Nacional de Arequipa (Peru) e com a Universidad Nacional (Colômbia) tiveram de ser postergadas. Por outro lado, foram mantidos os entendimentos com a Universidad Nacional del Este (Paraguai) e com a Universidad Nacional de Misiones (Argentina). Com o fim da crise sanitária, o fomento às iniciativas de dupla diplomação retornou ao centro das preocupações da PROINT e, em 2022, houve a realização de uma visita à Oberá (Argentina), com professores indicados pelo colegiado do curso de graduação em Engenharia de Energia, além do Programa de Pós-graduação em Energia e Sustentabilidade (mestrado e doutorado). Nessa ocasião, os pesquisadores da UNILA conheceram minuciosamente a estrutura laboratorial da Universidad Nacional de Misiones, maior instituição pública de ensino superior da região. Como resultado, foram formadas comissões com membros de ambas as instituições para examinar as condições de um acordo de dupla diplomação entre os cursos de Engenharia Eletromecânica (UNAM) e de Engenharia de Energia (UNILA). A convite da UNAM, estão se iniciando tratativas para a realização de uma iniciativa análoga em Oberá e Posadas com a área de Engenharia Civil. Além disso, a PROINT recebeu em Foz uma ampla comitiva de engenheiros da UNAM.

A negociação da dupla diplomação entre os cursos de Economia da UNILA e da UNE já está sendo finalizada para tramitação colegiada. A PROINT se mantém atenta a tratativas sobre o reconhecimento de diplomas da UNILA com países da América Latina e Caribe. Assim, há negociações abertas com El Salvador, Colômbia, Equador e República Dominicana. 

Paralelamente, a PROINT vem atuando como mediadora em demandas específicas que promovam a internacionalização no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.