Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Nota da Secretaria de Implantação do Campus

Nota da Secretaria de Implantação do Campus

SECIC emite nota esclarecendo acerca de seu envolvimento na obra do Campus Niemeyer
publicado: 21/07/2023 18h18, última modificação: 26/07/2023 10h46

Em resposta aos questionamentos veiculados em programa de rádio da mídia local, a respeito do desempenho da Secretaria de Implantação do Campus (SECIC) para o andamento da obra do Campus Niemeyer, essa unidade administrativa esclarece que a participação da sua equipe de servidores tem sido fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura da UNILA e a consolidação dos espaços físicos da universidade.

Particularmente, nos trabalhos referentes ao processo de construção da obra do Campus Niemeyer, a SECIC não tem poupado esforços para acompanhar, intermediar, salvaguardar e retomar a obra. Desde o seu início, em 2011, até a sua paralisação, em 2014, servidores da SECIC foram responsáveis por supervisionar a execução da obra do campus pela empresa contratada via licitação. E responsáveis também por responder às inúmeras auditorias internas e externas realizadas por órgãos de controle, no decorrer da empreitada. Além disso, a SECIC intermediou acordos entre os autores dos projetos do Campus e a empresa construtora, em busca de soluções para evitar a paralisação da obra. No entanto, por motivos que escapam o alcance das atribuições da SECIC, não foi possível garantir a entrega da obra para a comunidade universitária e para a cidade de Foz do Iguaçu, e a mesma foi paralisada com 41,58% do previsto para a etapa inicial do projeto. Paralelamente, neste período de paralisação, houve iniciativas para retomada das obras, com a equipe da SECIC atuando na captação de recursos e na elaboração de proposições para o governo vigente investir na finalização da construção, um desfecho que infelizmente não ocorreu.

Somente em 2023, depois de vários anos de obras paradas, a UNILA finalmente se encontra no momento de reconstruir o campus Niemeyer. E a SECIC, junto com a atual Reitoria da UNILA, se prepara para assumir seriamente os distintos processos que resultarão na possibilidade da comunidade universitária poder contar com um novo campus em poucos anos. Com sua equipe formada por arquitetas/os e engenheiras/os, e sob a gestão do professor Ivan Dario Gomez Araujo, a SECIC seguirá acompanhando ativamente, por meio de assessoramento técnico, as tratativas entre UNILA, governo federal e ITAIPU, para conclusão do Campus Niemeyer. E também seguirá atuando no desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica para a construção da nova sede. Para essa equipe de servidores públicos que tem como função supervisionar, planejar, monitorar e avaliar as diversas edificações utilizadas pela UNILA, sem dúvida, acompanhar a implantação do campus Niemeyer, constitui um dos grandes desafios que esse grupo de profissionais se dispõem a enfrentar.

Posto isso, e prezando pela transparência de informações, a SECIC e sua equipe coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos referentes a infraestrutura da UNILA.